2018/07/13

Gligo é um smartwatch e-Ink com autonomia para 6 meses


Enquanto as grandes marcas não o fazem, há felizmente projectos que se dedicam a tornar realidade aquilo pelo qual muitas pessoas esperam: um smartwatch que possa aguentar meses antes de ser recarregado, como é o caso deste Gligo.

Este Gligo já superou amplamente o seu objectivo (que era bastante modesto por sinal) no Indiegogo, e ao que tudo indica está já em fase final de produção, o que poderá dar alguma credibilidade à data de entrega prometida para Setembro deste ano.

Embora aqui também se tenha acesso a tudo o que se tem num smartwatch tradicional (incluindo sensor de frequência cardíaca), o que separa este smartwatch dos demais é o recurso a um ecrã e-ink que não gasta energia a não ser quando é necessário alterar alguma coisa no ecrã. Quer isto dizer que, na grande maioria do tempo, o relógio pode funcionar sem gastar qualquer energia no ecrã, que tradicionalmente é um dos componentes mais gastadores. Ainda assim, foram encontradas formas bem criativas de tirar o máximo partido do ecrã e-ink para visualizar todo o tipo de informação (como segmentos que indicam as horas do dia em que temos eventos marcados), etc.

Segundo os seus criadores, a parte do smartwatch pode funcionar até 180 dias sem necessidade de recarregamento, e no que diz respeito aos movimentos do relógio mecânico, a autonomia anunciada é de 2 anos. Para um smartwatch de $99, são argumentos que podem ser mais que suficientes para conquistar todos os que estão cansados de carregar o seu smartwatch actual diariamente.


8 comentários:

  1. Ui, lá vou entrar em despesas...
    Só um mês de autonomia já seria suficiente para mim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vitor Madeira, compraste este smartwatch?

      Eliminar
    2. Nope, ainda não... E depois de terem retirado o vídeo, fico um pouco de pé atrás...

      Eliminar
  2. Mas com um mês de autonomia, já existe :)

    ResponderEliminar
  3. This Video is Unavailable... terá sido retirado do youtube?

    ResponderEliminar