2018/07/11

Operador Português Bitcanal expulso da Internet


É triste ouvir falar de um operador nacional nas notícias internacionais pelos piores motivos, mas infelizmente é isso mesmo que acontece com a Bitcanal, que foi literalmente cortada da internet por abusos constantes no envio de spam.

A maioria das pessoas assume que a internet é algo que "simplesmente trabalha", esquecendo-se que aquilo que lhe permite funcionar é uma complexa rede de redes que tem continuamente que saber para onde enviar os pacotes de dados que circulam continuamente. A Bitcanal tem tido um histórico problemático em termos de fazer BGP hijacking, em que deliberadamente tenta enganar os seus parceiros dizendo que tem capacidade para fazer chegar dados a determinados destinos, quando na realidade não tem.

No passado a Bitcanal já foi expulsa de diversos Internet Exchange Points (IXP) devido a esse mau comportamento, mas nos últimos dias, e depois de mais uma ronda de queixas consecutivas, as portas foram-se fechando sucessivamente em todos os IXPs para onde se tentava mudar. Com o resultado prático a ser o de deixar a Bitcanal sem acesso à internet (informação adicional).



Este episódio serve também para demonstrar que os IXPs, que normalmente se escudam no facto de serem completamente neutros e não interferirem com os dados, não podem ser neutros quando se trata de lidar com empresas que deliberadamente se tentam aproveitar dessa neutralidade para se apoderarem dos caminhos por onde os dados serão reencaminhados.

É pena que tenha sido uma empresa portuguesa a ter servido como sinal de alerta para esta situação... mas suspeito que não irá ser a última...

3 comentários:

  1. Esta Bitcanal é (ou era) operador de quê mesmo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De spam aparentemente. Vê no site, lá explica melhor que tipo de serviços ofereciam.

      Eliminar
    2. Raios, se eram "operadores" de SPAM, então este BAN veio tarde!

      Eliminar