2018/07/14
Satélites GRACE-FO da NASA já dispararam os seus lasers no espaço
Falar de lasers e espaço na mesma frase será suficiente para nos fazer imaginar loucas batalhas espaciais como as que vemos em filmes como o Star Wars, mas desta vez o utilização de lasers é para fins científicos bem mais pacíficos.
O par de satélites GRACE-FO (Gravity Recovery and Climate Experiment Follow-On) que tem por missão observar alterações climáticas e a gravidade do nosso planeta, já ligaram os seus lasers pela primeira vez. Neste caso os lasers estão a ser utilizados para monitorizar com precisão a distância entre si, de uma forma que superará a precisão obtida pelo sistema de micro-ondas utilizado na geração anterior de satélites.
Poderá não parecer difícil, mas tentem apontar um laser para um alvo do tamanho de uma moeda a 220 quilómetros de distância e rapidamente se percebem as inúmeras dificuldades que tiveram que ser superadas para poder implementar um sistema deste tipo.
... Resta-nos esperar que a mesma tecnologia nunca seja adaptada para fins militares... pois ninguém gostaria de levar com um raio laser na cabeça vindo de uma arma a mais de 200km de distância.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)