2018/07/02

WhatsApp copia canais do Telegram para distribuição de notícias


Parece não haver semana em que o Facebook não copie alguma coisa de um serviço rival, e agora é o WhatsApp a copiar os canais do Telegram para distribuição de notícias ou informação num único sentido.

O WhatsApp é uma app de mensagens e por isso está implícito que disponibilize uma forma de comunicação bidirecional; mas já sabemos que é inevitável que os serviços evoluam e que novas funcionalidades sejam acrescentadas regularmente. No caso do WhatsApp, chegam os grupos de anúncios unidireccionais, onde apenas os administradores do canal podem publicar coisas.

Não se pode dizer que seja algo completamente inédito, e basta olhar para o Telegram, onde há muito se tem a capacidade de criar esse tipo de canais, que são usados por agências noticiosas (e não só), para divulgarem notícias ou outros acontecimentos, sem que se tenha que lidar com um fluxo interminável de comentários que "estragaria" o seu propósito.

Se por um lado não se pode criticar uma app / serviço por disponibilizar mais opções aos seus utilizadores, por outro lado não há como não ficar um pouco preocupado com a tendência de algumas delas pretenderem fazer "tudo"; o que depois acaba por dar origem a apps com tamanhos monstruosos, que acaba por levar à criação de apps "light" que voltam a focar-se no essencial, criando um ciclo vicioso que parece querer fazer com que todas as apps acabem por ser um "Facebook"... (e nem isso sendo um bom exemplo, já que o Facebook já se espalha por diversas apps dedicadas...)

1 comentário: