A mais recente actualização de segurança dos Nokia corrige a falha que era aproveitada para fazer o desbloqueio do bootloader.
Já por diversas vezes tivemos oportunidade de enaltecer a política de actualizações da HMD, sendo que a garantia de que todos os modelos no mercado serão actualizados para o novo Android 9 Pie é naturalmente mais um sinal que conquista a confiança dos consumidores.
Infelizmente, pelo meio das actualizações de segurança disponibilizadas mensalmente, chega agora uma que vem com um pequeno detalhe que está a causar alguns dissabores entre a comunidade. A correcção de Agosto e Setembro vem com a correcção de um bug que era utilizado para desbloquear o bootloader dos Nokia, indispensável para quem queira ter acesso root, instalar uma recovery alternativa, ou até mesmo instalar uma custom ROM.
If you plan to unlock the bootloader for your phone, DO NOT INSTALL August and September 2018 security update.— Hikari Calyx (@Hikari_Calyx) August 21, 2018
After update, you won't be able to unlock the bootloader again. If you've unlocked the bootloader before, you'll be unaffected.
Here's how to disable auto update. pic.twitter.com/RTpAqeXRpY
A actualização não afecta quem já tiver feito o desbloqueio do bootloader, mas o responsável pela descoberta desta falha sugere que, quem ainda não o tiver feito e o queira fazer, desligue as actualizações automáticas. Dessa forma podem efectuar o procedimento de desbloqueio e depois instalarem as actualizações (resta saber até quando, pois a HMD poderá lançar uma actualização que volte a bloquear o bootloader).
A correcção da falha de segurança é realmente importante mas, tendo os responsáveis da HMD conhecimento desta situação há um ano pelo menos, era de esperar que já tivessem disponibilizado uma forma oficial de desbloquear do bootloader a quem o desejasse fazer.Unlocking bootloader is indeed in our backlog #firstthingsfirst. Please, share what you would like to do with and/or how to customize unlocked-bootloader device #whatdevicetounlockfirst— Mikko Jaakkola (@MikkoLJaakkola) September 28, 2017
Tendo em conta a abertura que a HMD tem revelado e a forma como tem escutado a comunidade Android, espera-se que a marca apresente uma solução para esta questão, de preferência sem que demore mais um ano a fazê-lo.
O meu Nokia 6.1 deixou de detectar atualizações desde a de Junho. Ja tentei tudo o que é sugerido pelo apoio técnico e nada resulta. Estou muito desiludido com a HMD/Nokia pois comprei a pensar que finalmente tinha um smartphone com atualizações frequentes e acontece isto :(
ResponderEliminar