2018/08/27

Actualização para os Nokia impede desbloqueio do bootloader


A mais recente actualização de segurança dos Nokia corrige a falha que era aproveitada para fazer o desbloqueio do bootloader.

Já por diversas vezes tivemos oportunidade de enaltecer a política de actualizações da HMD, sendo que a garantia de que todos os modelos no mercado serão actualizados para o novo Android 9 Pie é naturalmente mais um sinal que conquista a confiança dos consumidores.

Infelizmente, pelo meio das actualizações de segurança disponibilizadas mensalmente, chega agora uma que vem com um pequeno detalhe que está a causar alguns dissabores entre a comunidade. A correcção de Agosto e Setembro vem com a correcção de um bug que era utilizado para desbloquear o bootloader dos Nokia, indispensável para quem queira ter acesso root, instalar uma recovery alternativa, ou até mesmo instalar uma custom ROM.



A actualização não afecta quem já tiver feito o desbloqueio do bootloader, mas o responsável pela descoberta desta falha sugere que, quem ainda não o tiver feito e o queira fazer, desligue as actualizações automáticas. Dessa forma podem efectuar o procedimento de desbloqueio e depois instalarem as actualizações (resta saber até quando, pois a HMD poderá lançar uma actualização que volte a bloquear o bootloader).

A correcção da falha de segurança é realmente importante mas, tendo os responsáveis da HMD conhecimento desta situação há um ano pelo menos, era de esperar que já tivessem disponibilizado uma forma oficial de desbloquear do bootloader a quem o desejasse fazer.

Tendo em conta a abertura que a HMD tem revelado e a forma como tem escutado a comunidade Android, espera-se que a marca apresente uma solução para esta questão, de preferência sem que demore mais um ano a fazê-lo.

1 comentário:

  1. O meu Nokia 6.1 deixou de detectar atualizações desde a de Junho. Ja tentei tudo o que é sugerido pelo apoio técnico e nada resulta. Estou muito desiludido com a HMD/Nokia pois comprei a pensar que finalmente tinha um smartphone com atualizações frequentes e acontece isto :(

    ResponderEliminar