2018/08/15

Lenovo lança ThinkPad P1


Os ThinkPad são portáteis cuja (boa) tradição remonta aos tempos em que pertenciam à IBM, mas a Lenovo parece estar a fazer os possíveis para não perder esse estatuto, com o novo ThinkPad P1 a ser uma máquina de luxo que combina "tudo o que se possa querer" com um formato ultra compacto.

O ThinkPad P1 é uma verdadeira estação de trabalho em tamanho compacto, onde nem sequer o seu ecrã de 15.6" (que pode ser 4K multitouch) assusta, graças às margens ultra reduzidas. De resto, este portátil pode levar os mais recentes CPUs Intel Core de 8ª geração ou Xeon com até 6-cores, GPUs Quadro da Nvidia, até 64GB de memória DDR4 (com ou sem ECC), até 4TB de SSD, WiFi ac de 1.73Gbps, BT 5.0, 2 portas Thunderbolt 3, duas portas USB 3.1, sensor de impressões digitais, webcam, leitor de cartões 4-em-1, leitor de smartcards opcional, e chassis/corpo em fibra de carbono, resultando num dos mais finos (17.8mm) e leves (1.7Kg) portáteis da sua classe no mercado.


Claro que não há bela sem senão, e neste caso o maior problema será aquele em que todos já estarão a pensar: o preço. O ThinkPad P1 tem preço a começar nos $1949, e isto é para as versões com hardware bastante mais modesto que aquele que foi referido ali cima.

... Para um P1 completamente artilhado com tudo o que de melhor se puder escolher, acho que se poderá dizer que o "céu" é o limite... provavelmente podendo chegar perto dos 10 mil dólares, ou até ultrapassar esse valor. Quanto à bateria, é de 80Wh, mas não sendo indicada qualquer autonomia de referência, uma vez que será altamente variável em função do hardware escolhido e tipo de uso.


P.S. Para quem isto não for suficiente, a Lenovo também apresentou o P72 de 17", que pode ter até 128GB de RAM, 16GB de Optane, e 6TB. Modelo para o qual também nem será conveniente perguntar o preço.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)