2018/08/14

LineageOS 15.1 para Android Go já disponível


Numa altura em que os fãs do Android aguardam por notícias vindas dos diferentes fabricantes de smartphones, o XDA e os seus membros mostram como a força da comunidade continua em alta, apresentando uma versão do LineageOS 15.1 para os smartphones que correm Android Go.

O Android Go foi pensado para equipamentos com hardware mais limitado, tendo no máximo 1GB de RAM e muitas vezes apenas 8GB para armazenamento, sendo que quase metade do mesmo é ocupado pelo próprio sistema Android. Mesmo perante estas limitações, um developer do XDA disponibilizou uma versão não oficial do LineageOS 15.1 para Android Go.

O facto de os smartphones Android Go terem sido lançados com Android 8.1 Oreo significa que os mesmos são compatíveis com o Project Treble, permitindo que se instale uma Generic System Image (GSI) nos sistemas compatíveis. Havia no entanto factores que impediam a instalação do LineageOS 15.1 nestes equipamentos limitados. Os smartphones Android Go têm um processador com arquitectura ARM de 32bits e muito pouco armazenamento disponível, factos que impossibilitavam a instalação das imagens GSI que estavam disponíveis. Para a ultrapassar o developer phhusson aplicou as optimizações do Android Go ao código fonte do LineageOS 15.1 e adicionou-lhe as Go Gapps compatíveis com sistemas ARM 32-bit.

Desta forma, os mais curiosos já podem experimentar esta custom ROM (caso tenham o bootloader desbloqueado) podendo assim usufruir do LineageOS 15.1 com as optimizações do Android Go.

1 comentário:

  1. Acho que o pessoal da LineageOS está numa de quantidade em vez de qualidade...
    A cada nova actualização que recebo para o O+1 é mais crashes, battery dump e outras coisas esquisitas... há que mostrar serviço, nunca se sabe quando é que se venderá a oficina... é pena...

    ResponderEliminar