2018/08/05

TSMC parou fábricas devido a ataque de vírus


Quem não acreditar na ameaça dos ataques digitais e o enorme impacto económico que podem ter, tem um novo exemplo: a TSMC foi forçada a encerrar diversas fábricas de chips por vários dias, devido a um vírus informático.

A TSMC, um dos maiores produtores de chips a nível mundial (e que produz os SoC que a Apple utiliza nos iPhones) foi forçada a parar a produção em várias fábricas na sexta-feira, dizendo que a mesma ficaria interrompida pelo menos até hoje (domingo).

Embora não tenha ainda avançado com grandes explicações a TSMC referiu que este ataque não foi obra de um hacker, o que não deixa muita margem para alternativas a não ser uma tentativa deliberada de sabotagem por algum dos seus funcionários ou por via de alguma empresa que preste serviços. A empresa avançou também que a tentativa de ataque por vírus não é novidade, mas que nenhuma das tentativas de ataques anteriores tinha conseguido interromper a produção, como agora aconteceu.

A TSMC promete mais detalhes para segunda-feira, depois de ter analisado o incidente, e certamente será um caso que poderá servir de exemplo para que muitas outras empresas prestem mais atenção para evitarem este tipo de ataques.

Actualização: o ransomware entrou através de uma nova máquina que foi ligada à rede interna da TSMC sem que fosse verificada se estava livre de malware.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)