2018/08/28

UniFi WiFi BaseStation XG suporta até 1500 utilizadores


A Ubiquiti lançou um novo access point para quem desejar distribuir WiFi por milhares pessoas, sendo que seguramente este BaseStation XG irá dar conta do recado.

O UniFi BaseStation XG é um acess point 802.11AC Wave2 MU-MIMO 4x4, com capacidade para 1500 dispositivos e largura de banda agregada de 5.2Gbps. Para suportar tudo isto utiliza todo o tipo de tecnologias, a começar por uma ligação Ethernet de 10 Gigabits, antenas beam-forming, RF Channel Filtering , etc.



O resultado final é um access point que facilmente lidará com aquelas situações que superam as limitações dos APs convencionais (que normalmente se ficam pelas 40-50 ligações) indicado para todo o tipo de espaços onde seja essencial manter milhares de pessoas ligadas à internet.

Sendo este um produto destinado a um segmento específico, não será provável vê-lo utilizado em ambiente doméstico... a não se que já se queiram preparar para um futuro onde a "Internet of Things" faça com que tudo em vossa casa esteja ligado à rede... e não se importem de gastar 1400 euros num Acess Point.

7 comentários:

  1. Não é de ficar surpreso nessa dos IoT.
    Ainda estes dias tinha 16 dispositivos ligados, numa família de 5 elementos.

    ResponderEliminar
  2. Qual aconselham para ter internet no jardim de casa?
    Tenho um jardim com cerca de uns 30 metros de comprimento e vez em quando faço umas churrascadas com uns amigos e gostava de ter net no jardim, que AP recomendam para ter net no exterior da casa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para isso nem deves precisar de nenhum AP especial. Se tiveres um decente perto de uma janela para o jardim já resolve o assunto.
      Espreita os AC-Lite da UniFi.

      Eliminar
    2. O que usamos sempre nesses casos são os de exterior (o custo é identico), mas estão preparados para exterior e fazem mesh nativamente, caso um dia queiras expandir a rede no exterior com Mesh.

      Eliminar
    3. Po*ra, não há um comentário que não carregue "terminar sessão", estou a juntar uns trocos para aumentar o alcance com o unifi mesh. atenção que tem que ter um controlador para aceder aos unifi á parte.

      Eliminar
    4. Não é só a ti... o UX disto não ajuda :)

      Eliminar