2018/09/11

App do Google News fica mais poupada nos dados


Nem todos (quase ninguém?) tem a possibilidade de contar com dados móveis ilimitados, e para ajudar a poupar os preciosos bytes que temos no nosso tarifário, está para breve uma actualização da app Google News que ajudará a cumprir esse objectivo.

A Google actualizou recentemente a sua app Google News, e com isso vieram todo o tipo de funcionalidades modernas, como imagens e vídeos em alta-resolução, download de notícias adicionais que podíamos achar interessantes, etc. Tudo coisas bastante simpáticas, mas que podiam fazer desaparecer megabytes de dados a alta-velocidade... e não serem também adequados a quem estiver em locais com rede fraca, obrigando a que se espere pacientemente pelo download das coisas.

Felizmente a Google ouviu as críticas, e está a lançar uma actualização que torna a app Google News bastante mais poupada.

Para começar, sempre que for aplicável, os vídeos serão abertos no Youtube Go e sem auto-play, permitindo ver os vídeos com a máxima eficiência possível. Os previews das histórias também passarão a dar maior prioridade ao texto e não às imagens, contribuindo para a poupança; que também será aplicada a uma maior compressão das imagens (que poderão ser vistas com a qualidade total quando se tocar nelas). E para garantir que o smartphone não fica sem espaço, o tamanho da cache local também foi reduzida.

Este modo de poupança acrescida será activado automaticamente sempre que o sistema detectar uma ligação móvel com qualidade mais reduzida; mas esperemos que também possa ser activado / desactivado manualmente. Como é habitual, esta actualização poderá demorar várias semanas até chegar a todos os utilizadores, pelo que se forem utilizadores do Google News, é uma questão de esperar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)