2018/09/18

iOS 12 estreia actualizações em iPhones com 5 anos


As actualizações do sistema iOS da Apple nos iPhones e iPads contrasta com o panorama que se tem no Android, e não menos significativo é assistir que o suporte dado tem sido cada vez mais prolongado ao longo dos anos - actualmente chegando aos 5(!) anos.

Enquanto no Android as actualizações se vão fazendo a conta-gotas, com muitos equipamentos a ficarem esquecidos no tempo e havendo apenas umas poucas excepções que se vão destacando pela positiva, no iOS a Apple tem tido um comportamento de referência.

Depois dos dois primeiros iPhones terem tido direito a duas actualizações de sistema, os modelos seguintes (3GS e 4) tiveram direito a actualizações durante três anos. Nos modelos seguintes (4S e 5) a Apple prolongou o suporte para os quatro anos, fazendo com que o iPhone 5, lançado com iOS 6, fosse actualizado para o iOS 10. E se isso já seria um caso único no segmento (manter actualizados smartphones com 4 anos), eis que com a chegada do iOS 12, faz com que o iPhone 5S seja o primeiro iPhone a ter direito a actualizações durante 5 anos.

Isto resulta não só em benefícios para os utilizadores, que podem ficar descansados quanto a terem os seus iPhones e iPads actualizados, como tem também o efeito secundário de tornar os iPhones usados bastante apelativos, uma vez que mesmo modelos com dois e três anos poderão continuar a esperar mais um par de anos com sistema actualizado.


É certo que no campo do Android a enorme variedade e diversidade de equipamentos complica esta questão, mas no mínimo poderia exigir-se que a Google tivesse o mesmo nível de atenção para os seus próprios equipamentos. Por exemplo, o Google Pixel foi lançado há apenas dois anos e deixará de ter actualizações garantidas a partir de Outubro deste ano, tendo actualizações de segurança garantidas durante mais um ano - três anos no total... que ficam bastante aquém dos 5 anos de actualizações de sistema que a Apple está providenciar.

26 comentários:

  1. A Xiaomi ainda a bem pouco tempo deu actualização ao mi 2 pra Miui 9... O mesmo , salvo erro, tinha 5 anos quando recebeu a Miui 9... Isso não foi noticia , salvo erro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Update do MIUI é apenas um update da casca do sistema operativo.
      O Android em si fica normalmente inalterado portanto esses updates de casca do MIUI não contam

      Eliminar
  2. O problema é que o Android por baixo do capô da Miui é muito antigo, o que a Xiaomi fez foi uniformizar o seu launcher e bem diferente do caso da Apple que de fato actualiza o IOS, mesmo a Google com os Pixels ou mesmo no meu caso que optei por um Xiaomi Mi A 1 muito provavelmente só vou ter direito a 2 atualizações ou seja devo ficar pelo Android P ou Pie, o que não deixa de ser em comparação com o IOS uma grande diferença

    ResponderEliminar
  3. E , na minha humilde opinião a Xiaomi faz bem em manter o Android por baixo do capô em certos modelos ... Quando nao há drivers 100% compatíveis ou a performance degrada , mais vale manter a versão do Android ... Em relação ao launcher Como tu dizes ... A Miui é muito mas muito mais que um launcher uniformizado ... Consegues chegar ao ponto de teres um android 7 com Miui 9 e o Android 8.1 com a mesma Miui 9 e não notas nenhuma diferença. Há , de referir que a Xiaomi , mesmo nos casos em que actualiza a Miui e mantém o Android na mesma versão , por norma traz sempre a última Patch de segurança.

    ResponderEliminar
  4. E melhorou muito o 5s e o iPad Air. Parecem outros aparelhos.

    ResponderEliminar
  5. Andre , não há como dar a volta a este problema que temos no Android, eu como já te deves ter apercebido sou fã da Xiaomi, para além de vários smartphones na família, tenho uma verdadeira coleção de gadjets da marca e que não para de aumentar estão mais 6 a caminho e hoje recebi mais 2 , louvo o esforço na uniformização da Miui, mas um Android 4 kit Kat , continua a ser um sistema operativo já com muitos anos com problemas para acompanhar as novas estruturas que as versões mais recentes trazem, na área da fluidez, nos protocolos de comunicação, WiFi, bluetooth, e muitos outros, para além da segurança que apesar de como dizes as patchs de segurança ainda são instaladas, mas a arquitetura não, e de facto aí a Apple faz um excelente trabalho, se me perguntas em alguns equipamentos Apple as actualizações beneficiaram os proprietários dos equipamentos, a minha resposta é não, muitas vezes estas actualizações acabavam por deixar os equipamentos quase utilizáveis, este é o reverso da medalha, já para não falar dos escândalos recentes em que a Apple abrandou deliberadamente o funcionamento dos equipamentos para obrigar os clientes a comprar novos, esta é uma das facetas negras da Apple que me fizeram já há muitos anos nunca mais comprar nada com o símbolo da maçã.

    Para clarificar prefiro de facto uma Xiaomi que faz um esforço para suportar todos os seus telefones até hoje lançados incluindo o primeiro de todos e com essa modernização da interface gráfica não transformou os seus equipamentos em tijolos ou pisa papéis.

    Agora reconheço que a Google tem centenas de plataformas aonde o Android corre aonde se encontram não só preços para todas as carteiras, mas o mais importante hardware muito distinto e empresas produtoras com os mais diversos segmentos e recursos, daí o projecto treble ser tão importante, mas continuo a dizer 2 anos que a Google dá de suporte são muito insuficientes, eles acabam por ser os primeiros a não dar o exemplo.

    Agora se compararmos a forma como a Xiaomi se preocupa em manter os seus equipamentos actualizados em comparação com o maior construtor Android, falo da Samsung percebe-se a razão do crescimento da Xiaomi e se ainda colocares na equação o preço e a qualidade dos seus produtos, então está mesmo tudo explicado e a história está neste momento a ser reescrita e a mostrar que o caso Nokia não foi um caso isolado.

    Desculpem o testamento e alguns possíveis erros ou ortográficos ou de contexto das frases.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Samsung até podia desistir do negócio dos telefones que não ia á falência. A Samsung é gigantesca comparado com a NOKIA.

      Eliminar
  6. Esqueci de dizer que estou a escrever no smartphone e daí os problemas.

    ResponderEliminar
  7. Tinha metido o meu 5S de lado, a bateria tinha de ser carregada duas a tres vezes por dia, mesmo com o 5S em casa, sem mexer nele, a bateria tinha de ser carregada todos os dias, ainda o uso, mas como telefone fixo em casa, mudei para o novo ios, levou um carregamento de bateria na noite do dia 18, neste momento vai com 87% de bateria, e ontem recebeu umas centenas de emails, e mais umas quantas coisas... pensei muitas vezes em lhe trocar a bateria, mas pensava que não ia ser abrangido por esta actualização, agora pondero em mandar o telemovel para a Apple para levar uma bateria nova... Esta muito melhor do que estava anteriormente, tenho ali o meu 3G que na ultima actualização ficou lento como tudo... E sim, o meu 3G ainda funciona em pleno, ficou como um telemovel de coleção...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é recomendável. Aproveita e faz antes do final do ano, enquanto decorre a promoção da troca de bateria a preço reduzido.

      Eliminar
    2. E nem precisa ser na Apple. Troquei a do 5s da patroa na Worten. Ficou pronto no mesmo dia e custou €25.

      Eliminar
  8. Eu prefiro Android e tal mas reconheço esta grande vantagem iPhones e para mim é o melhor argumento que tem contra Android. Ainda assim não chega para me converter

    Ao menos os updates so Pixel a partir do 2 passaram a ser 3 anos mais ainda assim o iPhone ganha com grande margem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuidado com a fragmentação de features. muitas vezes a atualização é um bocado ilusão

      Eliminar
  9. Updates são só uma das mais valias do iOS, que com o novo iOS 12 encontra-se a anos luz do Android e na minha opinião a Google devia de apostar em optimizar ao máximo o desempenho o sistema Operativo tal como a Apple fez, apesar das limitações do Android que por si só nunca terá o desempenho do iOS!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Tradução:

      Usei um android, há muito muito tempo que custou 10x menos que o iphone agora e por isso falo mal do android sempre que posso agora

      Eliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Não concordo nada com o que disse, o meu Xiaomi MI A1 de 165,00 € é mais rápido a abrir aplicações que o Iphone 6 plus, nos jogos a conversa já é outra, mas qualquer Xiaomi ou Openplus de topo dão 10 a 0 aos Iphones e isso está demonstrado por toda a web, o que acaba de dizer é um preconceito que supostamente dá vantagens ao IOS que é mais optimizado e tal.... mas de facto isso não tem nenhuma base material, são fruto sim de muito marketing por parte da Apple que nesse campo consegue doutrinar bem os seus fãs dando nomes todos fashion aos displays e coisas que tal , como os seus CPUs apelidados de Bionic, conseguem perceber !.... ya é mesmo só isso, confesso até que o Android considerando as vastas plataformas aonde tem de correr um exemplo de sucesso, se compararmos com a Apple que tem de suportar pouco mais de 12 equipamentos e com todos os erros grosseiros a que temos assistido na falta de rigor do IOS eu diria que se quisermos ser imparciais o défice está no lado do IOS, é também no IOS que mais aplicações crasham, sim mesmo com a limpeza das APPS de 32 bits e do suposto controle versus qualidade da sua loja, são factos estatísticos de empresas que a isso se dedicam e que num passado recente davam vantagem neste capitulo ao IOS, mas que agora já não é mais assim, basta que duvidar para não estar a inundar de links o meu post que façam as devidas pesquisas.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo podes dizer o que quiseres, mas iOS é superior a Android, nem vale a pena dizer-se o contrário!

      Eliminar
    2. Penso que tudo será mais simples e menos polémico se, antes ou depois das afirmações se colocar um "para mim".

      É certo e sabido que cada pessoa tem as suas preferências e necessidades. Dizer que um é melhor que o outro é excessivo, quando uns fazem umas coisas melhores, outras piores. Felizmente, ambos têm progredido no sentido de aproveitar as melhores coisas que o outro tem... (muitas optimizações no Android foram coisas que o iOS tinha; muitas melhorias no iOS foram coisas inspiradas no Android) - e ainda bem que assim é.

      Eliminar
    3. Concordo tanto com este post!

      > Apple que nesse campo consegue doutrinar bem os seus fãs dando nomes todos fashion aos displays e coisas que tal , como os seus CPUs apelidados de Bionic

      nunca vi nenhum iphone a ganhar realmente por toda a vantagem que se gaba ter no geekbench. vamos a medir tempo de transições de app, renderizações de páginas web e afins ou é em igual a qualquer outro equipamento a metade do preço ou as diferenças são marginais


      > Apple que tem de suportar pouco mais de 12 equipamentos e com todos os erros grosseiros a que temos assistido na falta de rigor do IOS

      Tao verdade. Sempre achei o iOS extremamente irritante, com os crashes constantes do Swiftkey, tempo que fico a penar à espera dos updates que demoram 30 minutos e me inutilizam o telemovel, tempo de instalação de apps e tantos outros. Coisas que o Android está a anos de luz de avanço, com as paticoes A/B, delta updates e afins. E nem vou pegar em todos os problemas que o iOS vai apresentando, como este ultimo de o telemóvel reiniciar por causa de um CSS numa página web (LOL)

      Eliminar
  12. Desculpem queria dizer Iphone 8 Plus e não 6 Plus

    ResponderEliminar
  13. Resumindo - no último trimestre a Apple:
    - vendeu 88% dos smartphones acima dos 800$ e 43% dos acima dos 400$
    - como os lucros estão no segmento de gama alta (acima dos 400$) arrecadou 62% dos lucros.

    O resto é conversa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ficas feliz com isso porquê? é que se compraste iPhone foi do teu dinheiro que esta empresa fez lucro. que cobrou muito acima pelo produto que compraste.

      A não ser que tenhas ações da apple, não vejo o porquê desse orgulho

      Eliminar
  14. @ Aires , mas isso só confirma o que escrevi , preços altos , quando sabemos quanto custam a fabricar e por último a Apple só tem mesmo equipamentos nessa faixa de preço

    ResponderEliminar
  15. Bom dia achei interessante este vídeo :

    https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=3YsIn56ezU0

    Como se pode ver existem imensas inconsistências nos resultados do IOS 11 versus o 12 , sinceramente eu acho que a sensação de maior velocidade advém única e exclusivamente da nova animação.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar