2018/09/09

iPhone X é o smartphone que menos desvaloriza


Estamos numa época em que os smartphones topo de gama de várias marcas superam os 1000 euros, mas para investimentos desta magnitude convém também ter em conta a desvalorização do equipamento, e o iPhone X é o campeão nesta tabela.

Tal como quando se compra um automóvel, ou outros produtos que eventualmente possam ser vendidos para trocar por um modelo mais recente, quando se faz a contabilização dos prós e contras para avaliar qual o modelo mais acertado é necessário não só considerar o seu preço, como também a sua desvalorização.

Um produto mais caro mas que garanta um valor mais elevado em caso de retoma ou venda em segunda mão pode tornar-se mais vantajoso do que um modelo mais barato que "não valha nada" quando o quisermos vender. E confirmando aquilo que já se sabe, os iPhones são os smartphones que menos desvalorizam, com o iPhone X a posicionar-se no topo da tabela dos modelos usados mais valiosos.




Os iPhones perdem em média 44% do seu valor no primeiro ano, com o iPhone X a ser a excepção com uma desvalorização de apenas 32%; valos que contrastam com os valores de 58% e 59% dos Galaxy S8 e S8, e mais de 70% para o Huawei P9, HTC 10 e Google Pixel. A partir daí é sempre a piorar, até ao sector final da tabela, onde, com desvalorização de 94% e 95% encontramos modelos como o OnePlus One, Honor 5X e HTC Desire 820.

Ter em consideração que isto não significa que comprar um OnePlus é um mau negócio, se o objectivo for mantê-lo "até não dar mais". O que demonstra é que, se o objectivo for vender o smartphone ao final de um ano, para comprar o modelo mais recente que o vier substituir (ou outro)... será conveniente escolher um que tenha a menor desvalorização possível... e segundo esta tabela, os únicos que poderão recuperar mais de metade do valor pago, serão os iPhones.

1 comentário:

  1. Anónimo9/9/18 17:43

    O valor de desvalorização no dia a dia depende também em boa parte dos respectivos equipamentos, se houver uma maior procura de um certo equipamento mesmo usado ele vai valer mais.

    ResponderEliminar