2018/09/10

Phablets de 6" são mais usados que smartphones de 5.5"


Goste-se ou não da tendência de crescimento do tamanho de ecrã dos smartphones, os números parecem revelar que é isso que o mercado quer e que será difícil para os fabricantes contrariarem essa tendência.

Segundo alguns estudos, utilizadores com smartphones de 6" utilizam o dobro das apps dos utilizadores com smartphones de 5.5", e têm 62% mais probabilidades de jogarem jogos nos seus dispositivos e o dobro da probabilidade de verem vídeos diariamente do que pessoas com smartphones com ecrãs mais reduzidos.

É algo que de certa forma faz sentido, e que foi capaz de fazer com que a Apple há muito tivesse abandonado a sua insistência de que o iPhone com ecrã de 3.5" tinha o "tamanho perfeito" e que nunca iria mexer nisso. Pois bem, agora é o tamanho do ecrã que é indicado como o melhor método para a Apple manter o nível de vendas desejado, com a geração de iPhones deste ano - que será revelada dentro de poucos dias - a ser composta integralmente de modelos cujos ecrãs são todos maiores que o anterior iPhone 8 Plus.


A gama Plus actual da Apple conta com ecrãs de 5.5", e este ano teremos o iPhone XS com ecrã de 5.8", o modelo "económico" com LCD com 6.1", e o novo iPhone XS Max com 6.5" - todos eles com ecrãs full-screen ao estilo do iPhone X.

Esperando-se que os preços se posicionem nos $800 (para o iPhone com LCD) e $900 e $1000 para os iPhones com OLED, temos que é verdade que o sucessor do iPhone X tem uma redução de preço... mas por outro lado temos que o novo iPhone mais barato (desta geração) aumenta $100 face ao iPhone 8, e o modelo Max aumentará $200 face ao Plus. Ou seja, os dois modelos que potencialmente serão mais procurados, serão mais caros... significando que a Apple irá facturar mais.


E com tudo isto, o outro dado que importa reter, é que haverá muitas poucas possibilidades de haver fabricantes a apostar em força no fabrico de modelos compactos de 5" ou até mais pequenos... Para mal de todos os que desejavam manter um smartphone que pudessem colocar nas calças sem os fazer caminhar como se tivessem as pernas engessadas.

1 comentário:

  1. Creio que neste momento, um smartphone que se pode levar no bolso das calças,e o Huawei P Smart com o ecram de 5,65".
    Mesmo com a funda livro, é muito cómodo,e cabe em qualquer bolso

    ResponderEliminar