2018/10/16

Carregamento rápido de automóveis eléctricos a pagar a partir de 1 de Novembro


A partir do próximo mês os utilizadores de automóveis eléctricos que recorrerem aos Postos de Carregamento Rápido começarão a ver a conta reflectir-se na factura mensal, com preços que irão obrigar a fazer muitas contas e que podem ter diferenças de quase 100% entre postos.

Está a chegar ao fim o período de "cortesia" dos carregadores rápidos para os automóveis eléctricos, e saber quanto se irá pagar irá obrigar a fazer muitas contas de cabeça. Isto porque o preço final depende não só da tarifa eléctrica, como também do posto utilizado e do tempo que lá se estiver. Na verdade, temos sete factores a somar à conta final: tarifa do consumo de energia, taxa de acesso à rede, taxa de activação do posto, tarifa de utilização do posto, Imposto Especial de Consumo (IEC) de €0.001/kWh, taxa da rede Mobi.e (ainda não cobrada nesta fase), a que se soma o IVA.

Neste momento teremos quatro operadores CEME (Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica): EDP Comercial; GALP Power; PRIO.E e GRCAPP. Sendo que o cartão de acesso de qualquer um deles garantirá o acesso a todos os postos rápidos da Mobi.e, mesmo dos outros operadores (mau seria se assim não fosse).

Nota: a utilização dos ;Postos de Carregamento Normal (PCN) continuará a ser gratuita, não havendo ainda data prevista para o início da cobrança.


A título de exemplo, o valor fixo inicial para utilização de um PCR pode variar entre os 15 e os 66 cêntimos, sendo que a taxa por minuto vai dos 0 aos 15 cêntimos por minuto (com os valores mais caros a serem praticados - sem surpresa - nas áreas de serviço), e o valor por kWh vai dos 3 aos 16 cêntimos. Como se isto não bastasse para complicar as contas, há postos onde o carregamento será cobrado por tempo, outros por potência, e outros onde serão contabilizados ambos - algo que irá influenciar a escolha do carregador em função da capacidade de carga do automóvel: um automóvel que permita um carregamento mais lento terá mais vantagens em optar por um posto que cobre pela energia; um que permita um carregamento à capacidade máxima (actualmente 50kW nestes PCR) poderá ter vantagem em optar pelo carregamento por tempo.


Tudo isto faz com que a opção pelos PCR tenha custos que podem ser imensamente variáveis que podem fazer com que nalguns postos se pague praticamente o dobro do que se pagaria noutros - se bem que, em muitos casos, poderá não haver alternativas. Se possível, o ideal será continuar a optar pelos PCN, que se mantêm gratuitos (situação que também não irá durar para sempre).

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Na verdade continua, porque essa tabela é para os Rápidos e esses nem são os mais usados por quem usa o carro no dia a dia. Os normais é para continuar penso até final do ano grátis.

      Eliminar
    2. Na realidade a maioria dos donos de carro elétricos que ouvi, prefere pagar e ter um melhor serviço do que como está.

      Eliminar
  2. Ainda falta saber os preços para os Postos normais. Quem tem sitio em casa para carregar pode sempre estar mais descansado porque com Bi-Horário temos preços na ordem dos 10 centimos por kWh.

    Para um Leaf que gasta em média 15kWh por cada 100km, são cerca 1.5 euros.

    Eu estou à espera, a Galp por exemplo vai dar descontos a clientes de electricidade, que os operadores façam os seus Produtos para depois decidir se vale a pena mudar.

    ResponderEliminar
  3. Essa tremenda complicação não ajuda...
    Não é boa ideia entregar argumentos de simplificacão aos métodos dos combustíveis fósseis.

    ResponderEliminar
  4. Está previsto o início dos pagamentos nos carregadores normais no início do ano que vem.

    ResponderEliminar