2018/10/06

Facebook prepara Facebook Lite para iOS


Trocar a app do Facebook pela versão web para mobile é uma das recomendações mais populares para quem quiser poupar recursos nos seus smartphones, mas agora o Facebook está também a testar uma versão Facebook Lite para iOS.

Há muito que os utilizadores Android podem recorrer ao Facebook Lite para escaparem à excessiva app principal - que ainda por cima não evita que se tenha que instalar o Messenger, gestor de páginas (Facebook Pages), e demais apps do Facebook. No entanto, no iOS, os utilizadores continuavam a ser "obrigados" a usar a app completa do Facebook, que neste momento vai nuns nada módicos 461MB!

Para poupar os utilizadores, o Facebook já está a testar um Facebook Lite para iOS, uma app que ocupa apenas 5MB (uma redução substancial), mas que por agora está apenas disponível na Turquia.

A tendência para as apps "Lite" é inevitável, considerando que muitas das apps mais populares têm crescido incessantemente ao longo dos anos (admite-se que uma app como o Gmail já represente mais de 200MB?) e que, para poderem tornar-se apelativas a mercados emergentes onde os MB ainda sejam contabilizados com bastante valor.

... Ainda assim, penso que, a não ser para os utilizadores intensivos do Facebook, a opção mais acertada continuará a ser utilizar a versão web mobile - que assim não há nada a instalar (quando muito, podem criar um atalho para ficar no home screen e dar acesso ao site com apenas um toque).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)