2018/10/04

Nokia em 5º lugar no mercado mobile Europeu


Depois de ter sido dada como "perdida", a marca Nokia tem conseguido recuperar mercado - pela mão da HMD - e já conseguiu atingir a 5ª posição no mercado Europeu.

Acabámos de entrar no quarto trimestre, altura em que muitas marcas esperam reforçar os seus resultados com as vendas de Natal. A HMD será por certo um dos fabricantes que procurará manter os bons resultados até agora obtidos, pois segundo a Counterpoint Research, os seus modelos Nokia conseguiram o quinto lugar no mercado Europeu, superando rivais como a LG e a Sony.


São apenas 2% de mercado mas, para uma marca que está no seu segundo ano de mercado, tendo de se bater com os grandes nomes ao mesmo tempo que não pode baixar a guarda perante a forte investida da armada chinesa low cost, é um excelente resultado.


Com 4,5 milhões de unidades a nível global, no segundo trimestre de 2018, a HMD já conseguiu bater os 8,5 milhões de unidades registados em 2017, havendo por isso curiosidade em saber o total que irá atingir no final do ano.

De referir, que este quinto lugar apenas foi conseguido no mercado Europeu, não tendo a HMD obtido o mesmo resultado nos outros mercados. O peso do nome Nokia continua a ter uma elevada importância em solo Europeu (onde também será valorizado o excelente esforço feito a nível das actualizações), mas já não consegue ter a mesma relevância em mercados como o Asiático ou Americano.

O desafio da HMD passará naturalmente por tentar replicar este quinto lugar noutros mercado, com o Asiático a ter particular interesse, fruto dos muitos milhões de possíveis clientes para a marca.

1 comentário: