2018/10/11

Pixel 3 XL permite esconder notch - desperdiçando o espaço


O Pixel 3 XL da Google poderá ter muitos argumentos a seu favor, mas o seu volumoso notch está a gerar enorme contestação entre os fãs - e não ajudará o facto do método utilizado para o esconder desperdiçar a área extra por completo.

Consciente de que o notch é um tópico sensível para alguns utilizadores, a Google - à semelhança do que outros fabricantes fizeram - implementou um modo que permite esconder notch virtualmente, apresentando a área respectiva a preto. O problema é que nesta implementação da Google, essa área fica completamente inutilizada, com o efeito prático de ser equivalente a ter um ecrã mais pequeno que desperdiça por completo a área extra em redor do notch.

Compare-se com o que é feito em modelos como o P20 Pro da Huawei, que também conta com opção para esconder o notch:


Neste caso, continuamos a ter o notch "disfarçado" através da utilização de um fundo preto que o torna invisível, mas essa área continua a ser utilizada para a apresentação dos icons de estado e das notificações, permitindo continuar a tirar partido dessa área de ecrã - mesmo sem que se esteja a ser confrontado continuamente com a existência de um notch visível.

Não teria sido nada complicado para a Google adoptar uma táctica idêntica, que permitiria continuar a tirar partido do ecrã sem fazer de conta que não existe. Mas, não sendo o caso, resta o consolo dos utilizadores poderem tratar disso através de um método alternativo: bastará editarem a imagem do seu wallpaper favorito de modo a que a parte superior fique com uma barra a preto que coincida com o tamanho do notch, e ficarão com um resultado idêntico ao que é conseguido pelo P20 Pro da Huawei.

3 comentários:

  1. É o que eu digo, a Google anda a dormir...que monstruosidade esse "notch"...que não tinha necessidade nenhuma de ser tão gigante...

    ResponderEliminar
  2. Já vi muitas críticas ao notch mas nunca percebi se era de quem tinha um (e não gostava nem se habituava) ou de quem não tinha - mas não gostava da estética. Ai que horror, não era preciso imitar o iPhone X"

    Sendo que o notch não é uma questão estética - é uma questão funcional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo bem, mas a Google não tinha necessidade nenhuma de colocar o maior "notch" da história nos seus equipamentos...

      Eliminar