2018/10/01

Portugal fica em 23º na qualidade de vídeo na rede móvel


Segundo as últimas estatísticas da OpenSignal, Portugal fica no meio da tabela quanto às velocidades e qualidade de vídeo nas redes móveis.

Já temos visto como nem sempre uma ligação internet de (suposta) alta-velocidade se traduz num serviço realmente melhor em termos de streaming de vídeo - com um caso flagrante a ser aquelas alturas em que vemos o YouTube a "parar" mesmo quando se tem velocidade de dezenas de megabits noutro tipo de downloads.

Segundo os dados da OpenSignal, Portugal nem está muito mal nem é exemplo de referência, ficando na 23ª posição da lista com velocidades de download de 18Mbps e uma qualidade de vídeo de 60.


Estes resultados confiram o acima referido, sendo que o país com velocidade mais rápida - a Coreia do Sul, com 45Mbps - se fica por uma qualidade de vídeo pouco acima da nossa: 62. Já o país que melhor classificado fica a nível de vídeo, é a República Checa, que atinge os 68, mesmo se em termos de velocidade se fica pelos 28Mbps.

Na Europa, temos vários exemplos a seguir, como a Holanda e Noruega, que conseguem combinar velocidades elevadas e qualidade de vídeo acima dos 65; mas mais interessante será ver de que forma é que a chegada iminente do 5G irá afectar estes valores nos próximos anos.

1 comentário:

  1. As minhas medias de banda larga, devo ser eu que tenho sorte, andam nos 45 megas no centro de lisboa... No entanto, muitas vezes ver um video do youtube demora mais que ver um filme em streaming... Pequenos detalhes...

    ResponderEliminar