2018/10/22

Samsung cria RDIMMs DDR4 de 256GB


A Samsung continua a dar uso aos seus chips de memória de maior densidade, agora criando RDIMMs DDR4 com 256GB, que serão muito apreciadas para servidores.

Se num computador doméstico a maioria dos utilizadores se sentirá mais que confortável com uma fracção desta quantidade de memória, nos servidores há muitos casos onde o problema é que mesmo enchendo todos os slots de memória disponível com os módulos de maior capacidade, se fica aquém do que se gostaria de ter. Estes novos módulos RDIMM da Samsung com 256GB vêm dar uma ajuda.

O que quer isto dizer? Quer dizer que, usando um dos próximos CPUs Xeon Cascade Lake da Intel, em combinação com uma motherboard dual socket com 12 slots DIMM por CPU, será possível ter 6TB(!) de memória RAM total num único sistema.

Enquanto tentam imaginar de que forma é que poderiam dar uso a 6TB de RAM, será conveniente relembrar que se extrapolarmos o preço dos módulos de memória (sendo que um único módulo DIMM convencional de 16GB pode custar entre 150 e 200 euros), um módulo com 256GB será coisa para custar pelo menos 3200 euros, o que significaria que chegar aos 6TB ficaria em algo como 77 mil euros, só para a memória.

... Enfim, o que vale é que daqui por 10 ou 20 anos teremos todos 1TB de RAM nos smartphones e estaremos a rir-nos dos tempos em que só tinham 4 ou 8GB... :)


1 comentário:

  1. Com efeito, tenho mais RAM no meu telemóvel Android (8 GB) do que em qualquer dos meus computadores pessoais Linux e Windows 10 (4 GB).
    Só no PC do emprego é que tenho também 8 GB (e acho que já está na hora de começar a falar com o chefe para ver se terei direito a um upgrade em breve...)

    ResponderEliminar