Quem ficar baralhado por coisas como WiFi 802.11ac/ax e WiFi b/g/n vai gostar de saber que as coisas vão ficar facilitadas de agora em diante, com a adopção de numa versão númerica para designar o WiFi.
Os entusiastas e curiosos da tecnologia não têm problemas em decifrar as diversas versões e evoluções que o WiFi tem tido ao longo das décadas, dos velhinhos WiFi 802.11b/a ao resistente "g", passando pelo mais rápido "n" e pelo actual "ac" a caminho do próximo "ax". Mas, pergunte-se a uma pessoa normal, e tudo isso será "chinês".
A WiFi Alliance quer tornar a versão do WiFi mais acessível para todos, e para isso recomenda a adopção de uma versão numérica que indique a evolução desde a sua origem:
WiFi 1: 802.11b (1999)WiFi 2: 802.11a (1999)WiFi 3: 802.11g (2003)- WiFi 4: 802.11n (2009)
- WiFi 5: 802.11ac (2014)
- WiFi 6: 802.11ax (2019)
Deste modo, será bem mais simples para qualquer pessoa saber que tipo de desempenho pode esperar dos seus equipamentos WiFi, sendo fácil associar que um número maior corresponderá a uma versão mais recente desta tecnologia, sem ter que digerir uma autêntica sopa de letras como acontecia até ao momento.
Ter apenas em conta que esta transição não irá ser feita de um dia para o outro... mas esperemos que com a chegada do WiFi ax (desculpem: WiFi 6!) no próximo ano, se possa dar início a esta nova designação.
E mais uma vez, um agradecimento aos responsáveis por essa decisão, mesmo sabendo que o ano seria mesmo melhor, não é?
ResponderEliminar(Mas claro que do ponto de vista comercial, isso iria fazer com que os equipamentos com versões mais antigas desvalorizassem mais rapidamente.)
Não... não sou "intransigente". Acho muito bem este WiFi passar a "4, 5, 6".
EliminarO ano penso que seria adequado a produtos que têm actualizações anuais, aqui estamos a falar de algo que recebe uma actualização a 5 ou 6 anos...
Sim, bem visto.
EliminarOvo de colombo! Mas enfim mas vale tarde que nunca.
ResponderEliminarMesmo.
Eliminar