2018/11/26

BigRep mostra primeira mota impressa em 3D


A impressão 3D vai continuando - numa lenta revolução - a mudar alguns paradigmas da produção de objectos físicos, e o mais recente projecto do NowLab da BigRep é mais um sinal disso: uma mota funcional inteiramente impressa em 3D.

Bem, como seria de esperar, o "inteiramente" deixa de fora algumas coisas, como os componentes eléctricos e electrónicos. Mas isso não retira o mérito de que tudo o resto, incluindo as rodas e até os pneus desta mota 3D criada pelo NowLab tenham sido resultado de um processo de impressão 3D.

Eventualmente, este tipo de tecnologia tornar-se-á indispensável não só para auxiliar o desenvolvimento de produtos, como para imprimir todo o tipo de peças funcionais, a pedido, evitando-se o enorme desperdício de produzir coisas "a mais". Já imaginaram se, em vez de um fabricante ser obrigado a produzir milhares ou milhões de produtos, lidando com toda a logística de produção, armazenamento, transporte para o destino, armazenamento no destino, à espera que um cliente eventualmente o compre, tudo se resumisse a chegar a um ponto de venda onde o produto fosse impresso "na hora" (bem, com algum pré-aviso, para estar pronto quando o cliente lá o fosse levantar)?

Será uma completa revolução na nossa sociedade, com um impacto drástico a nível dos milhares de toneladas de produtos que diariamente são movimentados de um ponto do globo para outro (e tudo o que isso implica a nível de utilização de recursos, emissões poluentes, etc.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)