2018/11/22

Chrome vai ter tabs por grupos


O Chrome está a preparar uma funcionalidade de agrupamento de tabs, que facilitará a gestão de quem tem por hábito manter dezenas de tabs abertas no browser.

Embora seja o browser mais popular da actualidade, o Chrome deixa bastante a desejar em diversos aspectos, e um deles é precisamente a total ausência de qualquer forma de gestão de tabs. Felizmente, parece que é algo a que a Google está (finalmente) a prestar atenção, revelado por um relatório de um bug que fazia referência a uma funcionalidade Tab Groups para agrupamento de tabs.

Embora ainda não se saiba qual irá ser o aspecto visual desta implementação no Chrome, é de suspeitar que seja parecido com o de extensões que disponibilizam este tipo coisa, como é o caso do Tab Group.

No fundo, funciona de forma idêntica a ter pastas de atalhos para sites, que permitem que com um só clique se abra um conjunto de páginas. Podemos ter um grupo destinado ao trabalho, outro para o lazer, outro dedicado a jogos, ou notícias, ou qualquer outro tema ou finalidade que se deseje.

Esperemos que com isto chegue também a gestão das tabs abertas (mesmo que não estejam em grupo) em diferentes sessões -  o que dispensaria a utilização de extensões para guardar um backups das tabs abertas (como o Session Buddy) em caso de crash do Chrome.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)