2018/11/09

O sensor de impressões digitais no ecrã do OnePlus 6T


Uma das novidades do OnePlus 6T é ter o sensor de impressões digitais integrado no ecrã, e agora já podemos ver como é que a coisa funciona, vista de dentro.

Ao contrário dos sensores capacitivos e ultra-sónicos, a OnePlus optou por utilizar um sensor óptico, o que basicamente é o mesmo que dizer que este sistema recorre a uma câmara montada por trás do ecrã, que capta uma imagem do dedo pousado directamente sobre o vidro. É precisamente isso que é revelado no teardown feito pelo JerryRigEverything, e onde podemos ver que o "furo" no ecrã OLED, que permite ver parcialmente o que se passa do lado de fora quando se espreita do interior.


Tal como já demonstrado noutros ecrãs OLED transparentes, a luz dos pixeis é emitida unicamente numa direcção (para fora), permitindo que o sensor capte a imagem das impressões digitais usando a luz do próprio ecrã como iluminação.

Neste caso, a câmara usada para o sensor estará afinada para captar apenas imagens "encostadas", e a transparência do ecrã não parece ser ainda suficiente para que se pudesse lá colocar uma câmara frontal convencional. No entanto, são precisamente estes os princípios que um dia permitirão ter um ecrã full-screen com câmara frontal sem notches nem partes deslizantes. Falta apenas saber quem será o primeiro a fazê-lo...

P.S. a imagem acima permite também ver um dos "contras" desta tecnologia, que é a reduzida área de detecção: o utilizador tem que por o dedo exactamente sobre a área daquele orifício.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)