2018/11/04

OnePlus explica ausência do LED de notificações, ecrã always-on e IP68 no 6T


A OnePlus já revelou o seu mais recente OnePlus 6T, e também já respondeu a uma sessão pública de perguntas, onde explicou a ausências de algumas características que os fãs esperavam ver.

O OnePlus 6T tem um notch reduzido e disse adeus à ficha dos headphones, mas há outras questões que levantam perguntas pertinentes por parte dos fãs, como a ausência do LED de notificações (que também existia nos modelos anteriores), o ecrã OLED não disponibilizar um modo always-on, ou o facto de não ser indicada qualquer certificação IP do nível de resistência à água.

As respostas poderão não agradar a todos. Para o desaparecimento do LED de notificações, a explicação da OnePlus é a de que os utilizadores podem simplesmente pegar no smartphone ou tocar no ecrã para verem as notificações; parecendo esquecer-se que o propósito do LED de notificações era precisamente o de mostrar que existe uma notificação que merece a nossa atenção sem que se tivesse que pegar no smartphone ou tocar no ecrã. Algo que também está relacionado com a ausência de um modo always-on no ecrã (isso sim, poderia justificar a ausência do LED), e que a empresa diz que foi equacionado mas não implementado depois de ser feita uma análise quanto à funcionalidade vs o consumo energético (mais uma vez: porque não disponibilizar isso e deixar que fossem os utilizadores a decidirem por si?). No entanto, fica ainda em aberto a possibilidade de tal poder vir a surgir numa futura actualização.

Quanto à protecção "IP", a OnePlus diz que o OnePlus 6T continua a ser resistente à água (para efeitos de mergulhos acidentais ou chuva), mas que não pediu a certificação IP por ser demasiado dispendiosa e não trazer qualquer benefício prático. Neste caso, confesso que concordo com essa decisão... e até pode ser benéfica, ao não criar a ilusão de que por ter protecção IP68 se deve levar o smartphone para debaixo de água.


Caso estejam a pensar comprar um, não se esqueçam que podem contar com 20€ de crédito para compra de acessórios.

6 comentários:

  1. Muito mais difícil é darem uma justificação credível para a omissão do headphone jack!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Também tenho pena de ter sido removido.
      Mas considero a explicação credivel (maior bateria e sensor de impressão digital no écran) plausível.

      Eliminar
    3. headphone jack já está mais do que morto...já nem vale a pena sequer se pensar nele!!

      Eliminar
    4. Acho que não é um grande problema visto que já vem na caixa o conversor. Alias não tenho a certeza se o telemóvel não trás já headphones type-c.

      Eliminar