A equipa do Chrome Labs da Google lançou uma interessante web app que permite explorar e comparar os diferentes métodos de compressão de imagens, directamente no browser, mesmo quando não se tem internet.
Um salto ao site Squoosh dá- acesso a esta web app - que pode funcionar em modo offline - e que permite carregar uma qualquer imagem e avaliar o efeito dos diferentes formatos de compressão de imagem disponíveis, incluindo os habituais JPG e PNG, mas também o WebP, MozJPEG, e OptiPNG; mesmo em browsers e sistemas que nativamente poderiam não os suportar.
??Today we released https://t.co/rdEh9XpHMx ??— Chrome Developers (@ChromiumDev) November 13, 2018
It allows you to encode images using best-in-class codecs like MozJPEG, WebP, and OptiPNG.
Works cross-browser, works offline, and ALL codecs supported even in a browser with no native support using power of WASM ?? pic.twitter.com/GMxABSQIne
Em cada um deles temos acesso a diversos parâmetros, como a taxa de compressão, qualidade, ou o "esforço" que deverá ser feito para comprimir a imagem com o máximo de qualidade; e que será interessante para se ficar com uma melhor ideia do que é possível obter, muitas vezes sem qualquer perda de qualidade perceptível.
Altamente recomendado, em particular para todos aqueles que continuam a colocar imagens com mais megabytes do que seria necessário na web! ;P
Nota: para efeitos de referência, num dos exemplos temos uma captura de ecrã de um smartphone que ocupa 1.62MB e que passa para 154KB usando MozJPEG, ou 130KB usando WebP, sem diferença visual perceptível.
Gostei de ver a utilização do OptiPNG neste projeto, mas contava que usassem também o Zopfli para otimizar os PNGs. Fiz uns pequenos testes rápidos há coisa de um mês e o Zopfli comprimia um pouco mais as imagens sem que notasse degradação da qualidade face ao OptiPNG.
ResponderEliminar