2018/11/12

TV Box Android X96mini a €25


Transformar um televisor não-Smart num modelo "inteligente" é algo que se pode fazer com bastante facilidade e por um valor reduzido, graças às chamadas "TV Box" Android, como esta X96mini.

As Smart TVs são hoje em dia bastante comuns, mas começam também a sofrer do mesmo mal que muitos outros equipamentos. É que, se por um lado um televisor é algo que os consumidores esperam que se aguente por uma década (ou até mais), por outro lado temos a triste constatação de que poucos (nenhum?) serão os fabricantes que se preocuparão em manter o produto actualizado ao longo do tempo. Isto faz com que um televisor que hoje tenha acesso ao YouTube ou Netflix possa deixar de o ter daqui por uns anos... e a solução passará por gastar mais uma centenas ou milhares de euros num novo televisor, ou simplesmente quebrar o ciclo e apostar numa box Android.

Esta X96mini está longe de ser a box Android mais potente do mercado, mas será suficiente para responder às necessidades da maioria dos utilizadores.


A X96mini custa apenas 25.25 euros, e vem equipada com um CPU Amlogic S905W, 2GB de RAM, 16GB+microSD até 64GB, e Android 7.1.2. Suporta vídeos 4K com codificação HEVC H.265 e VP9, e com HDR.

Também vem com um prático controlo remoto, para garantir que pode ser utilizada do conforto do sofá sem que seja necessário comprar acessórios adicionais. A box tem um receptor IR que pode ser posicionado onde se quiser, permitindo que a box possa ficar arrumada / escondida, passando completamente despercebida, o que muitas vezes acaba por ser aconselhável para efeitos de arrumação dos cabos.

4 comentários:

  1. Como bónus, dizer ainda que esse processador é suportado por umas ROMS com libreelec e, com este sistema, ganham acesso a poder instalar novos containers docker sem stress (no meu caso, vou usar para instalar um Home Assistant)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Pinheiro, existe algum tutorial para instalar home assistant nessa box? Fiquei curioso...

      Eliminar
    2. Sim, há carradas deles no youtube: https://www.youtube.com/results?search_query=libreelec+s905w

      Eliminar
    3. Podes instalar num cartão SD para ficar ao lado do sistema original da ROM, ou no final, tem mesmo um comando que o move para cima do original para correr na ROM e não precisares do cartão SD.

      Eliminar