2018/11/23

WPD controla a privacidade no Windows 10


O Windows 10 da Microsoft pode ser excelente em muitos aspectos, mas deixa bastante a desejar em termos de quem deseja manter a sua privacidade. O WPD é um pequeno utilitário que dá aos utilizadores o controlo que esperariam ter sobre o sistema operativo.

Podemos dizer que é ridículo que, mesmo após variadas evoluções, o Windows 10 continue sem dar aos utilizadores opções que permitam eliminar todo o tipo de recolha de dados que é feita pelo sistema operativo, mesmo aquelas que a MS alega serem "indispensáveis". Isso faz com que muitas delas apenas possam ser desactivadas utilizando métodos mais trabalhosos e que poderão não ser de fácil aplicação por utilizadores sem conhecimentos técnicos... e é precisamente aí que o WPD vem dar uma grande ajuda.

O WPD é uma pequena app portable (pode ser executada sem necessidade de instalação) que dá a qualquer utilizador a capacidade de ajustar o seu Windows à sua medida, no que diz respeito às informações que são recolhidas e enviadas para a MS. Todo o processo complicado de desactivar serviços ou mexer no registry passam a ser simples opções de ligar / desligar, com explicações sobre o que cada uma dela faz.


Adicionalmente, temos também uma secção dedicada a regras da Firewall, onde podemos bloquear o acesso a todos os serviços de telemetria, ou até mesmo as actualizações do Windows; e também uma secção dedicada às apps instaladas, onde podemos desinstalar muito do "lixo" que vem pré-instalado de origem com o sistema.

Embora se possa tirar o máximo partido deste WPD no Windows 10, também pode ser utilizado nos Windows 7 e Windows 8. Altamente recomendado para fazer uma limpeza após cada instalação do Windows.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)