2018/12/05

App Suprimidos mostra atrasos nos comboios em Portugal


Num mundo ideal, os utentes dos transportes públicos não teriam que se preocupar com atrasos ou cancelamentos, mas como não vivemos nesse mundo, temos agora uma app que nos ajuda a saber os atrasos nos comboios e quais poderão ter sido suprimidos.

João Pina, criador do FogosPT, volta a fazer serviço público e traz-nos o Suprimidos, um serviço que facilita o acesso à informação actualizada sobre os comboios em Portugal, indicando quais os comboios que poderão ter sido suprimidos ou estão com atraso.

Para além da informação apresentada no próprio site, acaba de ser lançada uma app Suprimidos para Android, com a versão para iOS a chegar nos próximos dias. Com a app, torna-se ainda mais fácil ter acesso imediato a toda esta informação, que será de imenso valor para todos os que recorrem ao transporte ferroviário no seu dia a dia.


Temos também acesso a um histórico das supressões, por linha, para os últimos 15 dias, que se torna útil para encontrar padrões e identificar os troços mais problemáticos.

O projecto é open-source, pelo que todos são livres de espreitar como foi feito e de contribuir para o melhorar.


Resta-nos esperar que, ao chamar a atenção para os pontos menos positivos do serviço, se possa incentivar os responsáveis para que corrijam o que houver a corrigir, e eventualmente possam fazer com que o serviço ferroviário em Portugal atinja níveis de funcionamento como o de outros países na Europa (e já nem falo de chegar ao ponto de atingir a pontualidade e eficiência dos comboios no Japão). Numa altura em que tanto se fala da imprescindível necessidade de reduzir a poluição, é triste ver como é que os comboios não se tornam num dos vectores primordiais para atingir esse objectivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)