2018/12/03

Apple prepara regresso do Touch ID com sensor integrado no ecrã?


Depois de ter abdicado do Touch ID em prole do reconhecimento facial com o Face ID, a Apple poderá estar a equacionar fazer regressar o reconhecimento de impressões digitais, mas agora integrado no próprio ecrã.

Embora publicamente a Apple se tenha mostrado empenhada em apostar apenas no Face ID, há rumores que indicam que poderá estar interessada na nova tecnologia de reconhecimento ultrasónica de impressões digitais no ecrã que a Samsung irá utilizar no seu próximo Galaxy S10.

Isto advém do facto de uma das empresas por trás desta nova tecnologia - a O-Film - ser uma das empresas que já fornece sensores Touch ID à Apple, e de a Apple também ter registado algumas patentes referentes a sensores de impressões digitais integrados no ecrã há alguns meses. Esta nova tecnologia promete ser tão veloz quanto os melhores sensores de impressões digitais tradicionais, e ser ainda mais segura - factores que seguramente agradariam à Apple.


Uma coisa é certa, por muito eficaz que o Face ID seja, não é de forma alguma um substituto completo de um Touch ID integrado no ecrã. Não há dia que passe em que não seja forçado a inserir o código PIN no meu iPhone X por diversas vezes (ou perder tempo a pegar no iPhone para ficar bem posicionado para me ver o rosto), e a sentir inveja dos tempos em que bastaria pousar um dedo sobre o Touch ID para ele ficar desbloqueado.

Pelo que é dito, a Apple poderá adoptar o Touch ID no ecrã nos iPads do próximo ano, e fazê-los chegar aos iPhones no ano seguinte (2020). Mas talvez os planos possam mudar, se efectivamente as vendas dos iPhones forem preocupantes para a Apple, e ela sentir necessidade de lançar esta "novidade" para atrair clientela.

2 comentários:

  1. Não é no ipad pro mas sim no ipad normal o de 9.7 pol e no mini segundo a fonte original uma vez que seria uma solução mais barata em relação ao face ID.Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, rectificado (estava a pensar no Pro, e os dedos escreveram... :)

      Eliminar