2018/12/07

Dot.net Fiddle deixa programar C# no browser


Quem se quiser aventurar no mundo da programação Dot.net (C#, F# ou memos VB.net) sem ter que instalar nada no seu PC, pode fazê-lo de forma simples e eficaz com um salto a este .Net Fiddle.

O .Net Fiddle é mais um dos muitos sites "fiddle" dedicados a linguagens de programação (como o JS Fiddle para Javascript ou o Py Fiddle para Python, por exemplo) e que, como o seu nome indica, neste caso se dedica às linguagens dot.net. Quer isto dizer que basta visitar o site para se ter acesso imediato a uma janela de programação que nos deixa programar em C#, VB.net ou F#, e com a possibilidade de executar o programa e ver o resultado apresentado na janela de output que exibe os resultados enviados para a consola.

Se isso não for suficiente, é também possível criar projectos que nos deixam programar de forma interpretada interactivamente ("script"), ou com formas de output mais complexas, como os MVC e Nancy. Adicionalmente, podem também recorrer a packages externas NuGet, o que também poderá ser uma preciosa ajuda para a aprendizagem destas linguagens de programação.

Existem também algumas funções interessantes, como a de "limpeza" do código, para garantir que o mesmo fica correctamente formatado - ideal para quem se está a iniciar na programação e possa não ter ainda uma noção de como deve estruturar visualmente o seu código. Mas acima de tudo, a grande vantagem é a de colocar uma ferramenta de programação à distância de um clique, sem necessitar de instalar seja o que for. Quando eventualmente se sentirem com confiança para passar a algo mais sério, podem sempre recorrer ao Visual Studio da MS, que conta com uma edição gratuita para uso pessoal (ou até aproveitarem para começar a usar já o próximo Visual Studio 2019, que está em versão preview).


Para quem procurar outras linguagens, poderá ver se as encontra na longa lista de "Fiddles" existentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)