2018/12/01

Google patenteia patins motorizados para caminhadas ilimitadas em VR

A Realidade Virtual ainda tem muito que evoluir até que se torne verdadeiramente apelativa para o grande público, mas a Google está já a imaginar como poderá lidar com a necessidade de permitir caminhadas "ilimitadas" dentro de um espaço físico limitado.

Depois de se resolver o problema da resolução e realismo das imagens virtuais, o ponto que se segue será o de permitir aos utilizadores caminharem dentro desses mundos virtuais. Actualmente, os sistemas que permitem caminhar com óculos VR têm que aplicar técnicas que relembrem aos utilizadores que podem estar prestes a bater na parede real da sua sala de estar, mesmo se no mundo virtual têm uma enorme planície à sua frente, mas a Google tem ideias mais avançadas.

Uma patente da Google revela a utilização de sapatos com patins motorizados, que permitiriam aos utilizadores caminhar, caminhar e caminhar, dentro de um espaço físico restrito. A ideia sendo que, ao caminharem num determinado sentido, os sapatos teriam a capacidade de fazer regressar o utilizador ao ponto de partida de forma imperceptível.

Como patente é uma boa ideia, mas facilmente  se imagina que a sua implementação real estaria repleta de problemas, tanto a nível da alimentação de energia, como dos movimentos em si - não só para que não fizessem cair os utilizadores, como também não contribuíssem para a sensação de enjoo que muitos já sentem mesmo estando com os pés parados. Mas... veremos o que as próximas décadas nos trarão a este respeito.

1 comentário:

  1. Apesar de introduzir mais um dispositivo, algo volumoso, penso que o futuro próximo passa mesmo pelas ODT.

    ResponderEliminar