2018/12/05

Huawei Mate 20 Pro ganha "teste cego" de fotografia


O popular YouTuber Marques Brownlee, conhecido por MKHBD, levou a cabo um teste cego, onde ao logo de várias etapas foi sujeitando a votação fotografias de um grupo de smartphones, sem revelar quais eram quais, e os resultados foram bastante curiosos.

Neste teste, foram utilizados alguns dos modelos mais desejados no mercado: o Pixel 3, iPhone X e XS, Galaxy Note 9, LG V40 e os Huawei P20 Pro e Mate 20 Pro. Foram igualmente testados vários gama média, com destaque para os BlackBerry KeyOne e Pocophone F1.

As imagens foram partilhadas para votação no Twitter e no Instagram, sendo que a compressão utilizada por estas plataformas também terá tido influência, ao disfarçar muitos dos detalhes que só se poderiam fazer notar ao ver a imagem na qualidade original - no entanto, sendo essa a utilização que a maioria das pessoas irá fazer dos seus smartphones, continua a ser um teste perfeitamente válido.


O vencedor acabou por ser o Mate 20 Pro da Huawei, com o segundo lugar a ser obtido, surpreendentemente, pelo Pocophone F1 da Xiaomi. Este modelo económico conseguiu bater modelos como o iPhone X e Galaxy Note 9.

Segundo o autor do teste, o brilho da imagem acabou por ser o factor que desequilibrou a balança, com os utilizadores a preferirem as imagens mais claras.

Os testes são sempre alvo de alguma subjectividade e quando ficam dependentes do gosto pessoal ainda mais. No entanto, este tipo de avaliação, acaba por ser pertinente, pois o impacto gerado junto do utilizador acaba por ter um peso importante na apreciação final.




Fica assim no ar a grande questão, para partilhar nas redes sociais, não é necessário um "Formula 1" dos smartphones... basta apenas um Pocophone F1!

2 comentários:

  1. Interessante apesar de esta metodologia ter vários problemas. Por exemplo Palm teve a "sorte" de calhar logo com vencedor na 1ª ronda. Devia ter feito uma liga de 4 primeiro.

    ResponderEliminar
  2. E um honroso 3° lugar na Dpreview.

    https://m.dpreview.com/articles/6476469986/dpreview-products-of-the-year-2018?slide=7

    ResponderEliminar