2018/12/24

Intel prepara Core i9-9900KF sem GPU integrado


A Intel vai ampliar a família de CPUs Core, com uma nova variante com sufixo "F" que indica que se tratam de CPUs sem GPU integrado.

A Intel parece finalmente ter dado ouvidos aos fãs que acham ridículo criarem CPUs topo-de-gama com GPU integrado, quando a maioria dos utilizadores irá recorrer a uma placa gráfica com GPU dedicado (e mesmo que não quisessem utilizar uma placa topo de gama, não há falta de placas gráficas económicas para quem pretender fazer apenas o uso "normal" de um computador, sem ligar a jogos ou necessitar de aceleração do GPU para funções específicas.

Alguns vendedores escandinavos já revelaram a existência destes CPUs Intel sem GPU integrado: Intel Core i9-9900KF, Core i7-9700KF, Core i5-9600KF, e Core i5-9400F.

É bem provável que esta medida seja apenas uma forma de atenuar a falta de CPUs que se tem feito sentir no mercado, sendo que isto permite reaproveitar um CPU que tivesse ficado com um GPU defeituoso durante o processo de produção, e que assim continua a ser vendido nesta variante "F" em vez de ir para o lixo. Para os fãs do overclocking, será interessante na perspectiva de que a parte do GPU desactivado não contribuirá para o aquecimento, e até ajudará a absorver e dissipar calor dos núcleos do CPU.

... Falta agora se a Intel irá reduzir o preço destes chips por serem chips "defeituosos" com o GPU desactivado; ou se até decidirá aumentar o preço, posicionando-os como chips mais adequados para overclocking.

2 comentários:

  1. Não irá obrigar a aquisição de boards diferentes ou seja, sem sockets gráficos? Ou irá voltar à venda boards com chip gráfico incorporado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi? Se compras estes CPU tens que comprar uma gráfica Nvidia ou AMD...

      Eliminar