2018/12/01

Internet Archive elimina sites sem contestar


O Internet Archive tem sido o repositório que tenta manter um registo histórico de toda a internet ao longo dos anos, mas infelizmente esse registo pode ser eliminado com facilidade.

Embora no Internet Archive seja possível encontrar todo o tipo de "relíquias" sobre páginas web na internet de décadas passadas, estão também a aumentar as páginas polémicas que vão desaparecendo do arquivo, como forma de apagar a História. Isto torna-se preocupante, pois embora se diga que a Internet nunca esquece... isso só acontece se houver quem se dedique a manter e preservar essa informação, para confirmar que foi mesmo assim.

Infelizmente, o facto de se assumir como um registo histórico de arquivo não serve de protecção ao Internet Archive, que se não aceder a eliminar determinadas páginas sob ordem dos respectivos detentores dos direitos, se arrisca a levar com dispendiosos processos em cima, processos que ainda por cima não terá grandes probabilidades de ganhar. Seria importante criar estatutos que protegessem este tipo de actividade, que se tornará ainda mais crucial para as gerações futuras. Para que também elas possam olhar para trás, ver e analisar tudo o que foi feito e dito, para daí tirarem as suas próprias conclusões. Se esse registo estiver deturpado, porque diversos intervenientes preferiram apagar o seu rasto e esconder as suas tácticas... entramos em águas perigosas...


Diz a velha máxima: aqueles que esquecem a História estão condenados a repeti-la. Infelizmente, parece que nem mesmo na sociedade digital moderna estaremos automaticamente livres de o fazer.

1 comentário:

  1. Será demasiado afoito se afirmarmos que nunca a humanidade teve a documentação e registo da sua própria atividade em tão grande risco como agora na dita "era digital"?

    ResponderEliminar