2018/12/25

SEL cria ecrãs OLED 8K para tablets e portáteis


Ainda irá demorar algum tempo até que cheguem ao mercado, mas a SEL (Semiconductor Energy Laboratory) já demonstrou ecrãs OLED 8K para tablets e portáteis que poderão fazer com que a adopção do 4K nestes equipamentos vá ter duração mais curta do que se possa imaginar.

Embora já existam diversos portáteis com ecrãs 4K no mercado, é um pouco desolador ver que a esmagadora maioria continua a ficar-se por ecrãs Full HD - e alguns fabricantes ainda utilizam ecrãs HD(!), numa altura em que o ecrã de praticamente qualquer smartphone tem resolução superior.

A SEL já demonstrou os seus ecrãs OLED 8K (7680x4320 pixeis) com tamanho de 8.3" (para tablets) e 13.3" (para portáteis), sendo que este último tem ainda a vantagem adicional de poder funcionar a 120 Hz.


Para quem não der tanto valor à resolução e preferir um ecrã que se dobre, também está disponível um ecrã dobrável de 8.6" com 1920x1200 pixeis, e com capacidade de resistência para 10 mil dobragens (o que dá uma média de 10 dobragens por dia ao longo de três anos.)

A aposta que está a ser feita nos ecrãs 8K é sinal claro de que não deverão investir demasiado em acumular uma colecção de filmes em 4K... é que daqui por um par de anos arriscam-se a que os estúdios estejam à espera que voltem a comprar os filmes remasterizados na resolução superior... como aliás tem acontecido desde sempre (lembram-se do VHS, DVD e Blu-ray?)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)