2018/12/02

Volvo aposta no LIDAR para a condução autónoma


A Volvo e a Luminar, startup especializada no desenvolvimento de sensores para automóveis autónomos, revelaram no Salão Automóvel de Los Angeles os mais recentes e avançados sensores LiDAR para a indústria automóvel.

O desenvolvimento em curso da tecnologia LiDAR, que utiliza a emissão de impulsos de luz para detectar objectos, é um elemento crucial para o desenvolvimento de automóveis com condução autónoma mais seguros. Os automóveis equipados com esta tecnologia conseguem circular de uma forma segura e mais rápida, em ambientes de elevada complexidade rodoviária, pois possuem melhores capacidades de percepção a longo alcance.

A tecnologia LiDAR poderá ajudar a concretizar a visão da Volvo para a condução autónoma. O seu desenvolvimento e a melhoria das capacidades de percepção são alguns dos caminhos que a Volvo e os seus parceiros estão a seguir com vista à introdução de veículos totalmente autónomos no mercado.


Estas novas capacidades tornam possível detectar as formas humanas com um nível de detalhe superior às dos sensores actuais. Adicionalmente, esta nova tecnologia permite ainda detectar objectos a uma distância até 250 metros, um alcance bastante superior ao dos sensores LIDAR convencionais, actualmente no mercado.

No início deste ano, a Volvo adquiriu, através do Volvo Cars Tech Fund, uma parte da Luminar naquele que constituiu o primeiro investimento deste fundo destinado a investir nas tendências tecnológicas estratégicas que estão actualmente a transformar a indústria automóvel

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]