2019/01/28

Android Q com maior segurança no clipboard e outras novidades


Continuam a dissecar-se as novidades sobre o próximo Android Q, e a segurança parece ser uma das vertentes que está a receber maior atenção.

O sistema de permissões muito evolui desde a primeira versão do Android, acompanhando a necessidade / desconfiança que agora se é obrigado a ter em relação às apps, que podem não estar a fazer somente aquilo que deveriam. Para o Android Q esse sistema volta a ser revisto e expandido, passando a evitar que apps em segundo plano possam ter acesso ao conteúdo do clipboard / área de transferência. De momento qualquer app tem acesso a esses dados, o que se revela crítico quando se considera ser altamente provável já termos feito o "copy-paste" de passwords, por exemplo.

Em sentido inverso, depois do Android ter limitado drasticamente o acesso à localização pelos processos em segundo plano, no Android Q isso voltará a ser permitido, com um conjunto de permissões diferentes do anterior. Isto evitará que apps a que legitimamente queremos dar acesso à nossa localização, sejam obrigadas a manter um processo em funcionamento constante - como acontece no Android P.

Outras novidades interessantes estão relacionadas com a Play Store, permitindo que os utilizadores possam optar por reverter uma app para a versão anterior após uma actualização. O ideal para solucionar imediatamente um problema de uma actualização problemática que impeça a correcta utilização da app, por exemplo, sem se ter que aguardar que o developer lance uma versão de emergência que funcione.


Novidades interessantes, mas que - a avaliar pelo processo de adopção do Android P - demorarão ainda muitos anos até chegarem a percentagem significativa dos utilizadores. As prometidas melhorias das actualizações aceleradas possibilitadas pelo Project Treble parecem não ter tido qualquer efeito prático... e se não o estão a ter nesta altura, começa a ser difícil acreditar se alguma vez o virão a ter.

1 comentário:

  1. F-I-N-A-L-M-E-N-T-E! A reversão para versões anteriores de algumas apps é totalmente obrigatória.
    Quantas vezes me arrependi de atualizar algumas apps? Incontáveis.

    Uma das mais gritantes foi a ES File Explorer aqui há uns dois ou três anos atrás.

    ResponderEliminar