2019/01/21

App WiFiman da Ubiquiti analisa redes WiFi


A Ubiquiti, que faz os populares produtos de rede UniFi e AmpliFi, lançou uma app para análise de redes WiFi que poderá auxiliar a descobrir - e corrigir - todo o tipo de problemas.

Hoje em dia não podemos viver sem WiFi, mas as redes WiFi nem sempre têm a qualidade que seria desejável, e nem sempre é fácil descobrir o que está a acontecer quando as coisas não estão a funcionar como seria desejável. O WiFiman (disponível para Android e para iOS) permite não só identificar todas as redes WiFi nas proximidades (ideal para se escolher um canal menos congestionado), como também permite ver que outros equipamentos estão ligados à mesma rede, fazer gráficos da força do sinal, fazer testes de velocidade, e muito mais.



Para os utilizadores mais técnicos que já usassem apps como o SpeedTest, WiFi Monitor e Fing, será uma app que permite combinar esse tipo de funcionalidades numa só app; para os outros, poderá ser o primeiro contacto com uma app que apresentará dados valiosos que poderão ajudar a identificar os problemas numa rede WiFi.

De notar que nem todas as funcionalidades estão disponíveis na versão iOS (por causa das restrições do próprio sistema), limitando essa versão apenas ao teste de velocidade e dispositivos que estejam na rede. Conta no entanto com um widget que dá acesso a um mini diagnóstico da rede WiFi, prático para quem quiser andar de olho nessas informações.

1 comentário: