2019/01/30

Bluetooth 5.1 permite localização com 1cm de precisão


O Bluetooth tem sido aplicado frequentemente em dispositivos para facilitar a localização de objectos, mas essa funcionalidade vai dar um salto de gigante com a chegada do Bluetooth 5.1, que para além da distância será capaz de determinar a direcção.

Os trackers Bluetooth podem ajudar-nos a não nos esquecermos de algo importante quando nos afastamos, mas o processo de encontrar algo perdido assemelha-se a uma caça ao tesouro, informando-nos apenas da proximidade (aproximada) a que estamos do dispositivo. O Bluetooth 5.1 resolve esse problema com uma nova funcionalidade que permite determinar com exactidão a distância e direcção do aparelho, com precisão de 1 centímetro.

Nem será preciso dizer o quanto isto virá transformar este sector dos "trackers" de localização, já que se deixará de ter uma aproximação genérica que apenas permitia diferenciar entre algo estar perdido no sofá ou no móvel do outro lado da sala, para algo que poderá indicar precisamente em que local está - não só para efeitos de encontrar coisas perdidas, como também para facilitar a localização de objectos em armazéns, lojas, e tudo o mais.

A parte menos boa é que isto só estará disponível nos dispositivos com BT 5.1, pelo que trackers Bluetooth já no mercado continuarão a funcionar como dantes, sem capacidade melhorada de localização.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)