2019/01/23

Chrome pode deixar de ser compatível com uBlock Origin


A Google está a preparar actualizações para tornar o Chrome mais seguro contra extensões maliciosas, mas no processo arrisca-se a impedir o funcionamento de ad-blockers como o uBlock Origin.

Para tentar evitar a situação de extensões maliciosas acederem a coisas que não devem, a Google está a preparar um novo sistema de controlo de acesso a funcionalidades. Se por um lado isso é positivo, por outro lado a Google que remover o acesso ao método que é utilizado por adblockers mais avançados, como o uBlock Origin e o uMatrix.

Sem este acesso, os adblockers passam a estar limitados à aplicação de filtros genéricos, e sujeitos a um limite de 30 mil filtros - que, como o criador do uBlock Origin refere, nem sequer seria suficiente para implementar a actual lista de bloqueio "Easy List". Isso não contempla a maior versatilidade das regras implementadas no uBlock Origin e uMatrix, que permitem uma maior especificidade em termos do que se quer bloquear ou deixar passar.

Seria um gigantesco retrocesso a Google querer avançar o Chrome à custa de bloquear o controlo que os utilizadores queiram ter sobre ele; e resta-nos esperar que se chegue a um consenso de forma a permitir a implementação destes ad-blockers mais capazes. Senão, acho que é desta que se vai começar a assistir a uma maior migração do Chrome para o Firefox...

6 comentários:

  1. é simples, eles fazem isso e desinstalo o Chrome (e provavelmente milhares e milhares de utilizadores). Passado pouco tempo lá lançam uma actualização a voltar a repor o que estragaram... típico da Google que está perita em dar tiros nos pés.

    ResponderEliminar
  2. Plenamente de acordo, o uBlock é o 1º addon k instalo qd ponho o chrome num PC!

    ResponderEliminar
  3. Se isso acontecer espero que a Microsoft que implante rápido o chromium no edge... E que não façam asneiras

    ResponderEliminar
  4. A concretizar-se, um tiro de canhão em ambos os pés, sem o ubloc é quase impossível navegar na web.

    ResponderEliminar
  5. Fica a dica: ADGUARD, O BLOQUEADOR DE PUBLICIDADE MAIS AVANÇADO DO MUNDO. Dá para bloquear publicidade em todos os browsers que se tenham instalados, tanto no PC, como Mac.

    ResponderEliminar