O Google Arts & Culture tem feito um enorme esforço pela preservação e disponibilização pública do espólio cultural da Humanidade, e Portugal conta já com mais de 3 mil obras em mais de 80 mostras digitais que estão disponíveis para serem vistas a partir de qualquer ponto do mundo.
A influência dos portugueses na arte japonesa, os icônicos azulejos, os coches e os grandes nomes da arte portuguesa estão entre as mais de três mil imagens digitalizadas no Google Arts & Culture para o lançamento do projecto Portugal: Arte e Património. Em colaboração com o Ministério da Cultura e com a Direcção-Geral do Património Cultural, 22 instituições disponibilizaram as suas colecções para irem além do espaço físico, permitindo que pessoas de todo o mundo possam conhecer e aprofundar o conhecimento da cultura portuguesa.
Entre as obras, mais de mil foram capturadas no Art Camera da Google, uma câmara capaz de digitalizar com uma super alta resolução e revelar detalhes que poderiam passar despercebidos a olho a nu -- “O Grande Panorama de Lisboa” é um dos exemplos, um documento histórico de Lisboa que pode ser contemplado virtualmente no mais pequeno detalhe.
Ao todo, são mais de 80 mostras digitais e 18 tours em realidade virtual, com a arquitectura, o teatro, a música, a história de Inês de Castro, mulheres que quebraram barreiras e uma viagem com Luís Vaz de Camões que desafiam as pessoas a mergulharem na cultura do país e entenderem mais sobre os diferentes aspectos que compõem o património de Portugal.
O Google Arts & Culture, juntamente com os parceiros, coloca os maiores tesouros do mundo disponíveis a todos, com museus, instituições, arte e cultura à distância de um clique. As coleções de Portugal: Arte e Património estão disponíveis no site g.co/portugalartandheritage e na aplicação do Google Arts & Culture.
Portugal: Arte e Património
Em números
- Mais de 3.000 imagens de obras de arte e artefactos
- Mais de 1.000 obras de arte capturadas em super alta resolução com Art Camera
- Mais de 80 exposições virtuais (60+ exposições e 20 tours de realidade virtual)
- 1 viagem pelos marcos históricos descritos no guia para turistas de Fernando Pessoa, em 1925, no Google Earth
Parceiros
- Mosteiro da Batalha
- Torre de Belém
- Museu Nacional de Arte Antiga
- Panteão Nacional
- Museu Nacional dos Coches
- Museu Nacional do Azulejo
- Museu do Chiado
- Museu Nacional Soares dos Reis
- Museu Nacional de Arqueologia
- Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves (Casa de Malhoa)
- Mosteiro dos Jerónimos
- Museu Nacional da Música
- Palácio Nacional da Ajuda
- Museu Nacional Grão Vasco
- Museu Monográfico de Conímbriga
- Museu Nacional Machado de Castro
- Convento de Cristo
- Mosteiro de Alcobaça
- Palácio Nacional de Mafra
- Museu Nacional de Etnologia e Museu de Arte Popular
- Museu Nacional do Traje
- Museu Nacional do Teatro e da Dança
Bom artigo. Obrigado
ResponderEliminar