2019/01/24

Home Assistant 0.86 adopta Lovelace como interface


O Home Assistant tem tido uma rápida evolução nos últimos meses, e a mais recente versão 0.86 passa a adoptar o renovado interface Lovelace como rosto oficial do sistema.

Ao longo da sua evolução, o interface original do Home Assistant acabou por se revelar bastante limitativo para quem o quisesse personalizar à sua medida. E também não ajudava que elementos do interface ficassem "misturados" com a parte de funcionamento interno. Isso levou à reformulação completa de todo o sistema de interface, resultando neste Lovelace que agora passa a ser o interface oficial do Home Assistant.

Para facilitar a vida a quem não se quer chatear com estas coisas, o sistema conta também com a criação automática de "cartões" para os dispositivos existentes (replicando a funcionalidade do interface original) - mas agora dando todo um universo de possibilidades de personalização para quem o quiser fazer.

É de esperar que, agora que passa a interface oficial, já seja mais seguro apostar neste interface e meter as coisas como se quer / gosta - sem demasiadas preocupações em que a próxima actualização viesse com alterações que poderiam obrigar a refazer tudo de raiz. A página de demonstração do Home Assistant já está com o novo interface, para quem o quiser experimentar.


9 comentários:

  1. Comecei a usar ainda não era muito conhecido.
    Tem vindo a ficar um espetáculo :)

    Os grandes problems que tive até agora foi escolher o melhor método de instalação, e o melhor que fiz foi abandonar o RPi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas. Estou a pensar iniciar a minha aventura no mundo da automação e realmente iria começar com a instalação do HA num RPi. Posso-lhe perguntar porque abandonou o RPi e qual foi a alternativa? Obrigado

      Eliminar
    2. O RPi para projectos maiores torna-se lento. Também mudei para um mini-PC e abandonei o Hass.io a favor do Hassbian.

      Eliminar
    3. Obrigado pelo feedback.

      Eliminar
  2. Pedro tudo depende do teu projecto.
    Acrescentado o que o YaBa disse, o RPi tem o "problema" do SD/eMMC, está limitado ao tamanho e pode por diversas razões ficar corrompido.
    Tens tambem o crescimento da BD e o tempo de acesso a mesma.
    Quando o HA passa a controlar luzes e etc não pode falhar ou ficar lento.
    Eu neste momento tenho uns 14 dockers a correr entre os quais, Home-Assistant, ESPHome, Mosquitto, zigbee2mqtt, Node-Red, Portainer, Grafana, influxdb...



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback. Posso concluir então que para um iniciante na temática e para uma coisa ainda muito modesta, o RPi servirá para o efeito.

      Eliminar
    2. Para "brincar" com HA, sim .
      Mais do que isso o tempo e o gasto despendido não vale a pena.
      Atenção que não estou a dizer que nao presta, uso RPIs para outras coisas.

      Eliminar
  3. Como irei começar agora na faze do embelezamento fiquei com uma dúvida, já não é necessário o ficheiro Lovelace.Yaml? Ou continua a ser igual?
    Obrigado

    ResponderEliminar