2019/01/08

IKEA apresenta estores motorizados desde €99


Depois de se ter aventurado nas lâmpadas inteligentes, a Ikea prepara-se para nos trazer um sistema de estores motorizados "sem fios" que prometem ter um preço bastante simpático.

Foi com bastante agrado que vimos a Ikea a entrar no segmento dos dispositivos inteligentes com a sua linha de lâmpadas TRÅDFRI com valores bastante acessíveis. Agora, a empresa quer fazer o mesmo com os estores motorizados para as janelas.

Os KADRILJ (translúcidos) e FYRTUR (blackout) são estores motorizados que resolvem o maior problema associado a este tipo de produtos: a simplicidade de instalação.

Em vez de nos preocuparmos com a necessidade de fazer chegar a instalação eléctrica até à janela, estes estores motorizados recorrem a baterias que permitem o seu funcionamento "sem fios" e que podem ser facilmente recarregadas e substituídas quando necessário. O sistema integra-se com o já disponível das TRÅDFRI, o que faz com que automaticamente possam ser controlados via Google Assistant, Amazon Alexa e HomeKit da Apple - ou outros sistemas ou plataformas que "falem" ZigBee.

A Ikea avança com preços dos 99 euros aos 155 euros, dependendo das dimensões, e chegada ao mercado em Fevereiro. Falta apenas saber se Portugal estará incluído na lista de países com acesso aos mesmos - mas tudo faz acreditar que sim, considerando que por cá também temos a família de produtos TRÅDFRI.

Actualização: Demorou, mas já estão disponíveis em Portugal.

3 comentários:

  1. Tenho uns quantos equipamentos Tradfri que são controlados por um Google Home Mini travez do respetivo gateway zigbee do Ikea e recentemente montei uma Fita LED dual-tone CCT (WarmWhite/CoolWhite) ligada a um controlador Gledopto CCT que também é controlado pelo gateway/App IKEA, mas não responde exatamente da mesma forma que as lampadas IKEA, tam algumas diferenças talvez na interpretação do protocolo ZigBee mas no geral funciona (dá para ligar e desligar e pedir determinado temoeratura de branco apesar de não corresponder com precisão ao que se pede dá para usar). As lampadas IKEA já tiveram vários updates de firmware (é tudo feito automaticamente de forma transparente para o utilizador que nem se apercebe) mas o Gledpto não me parece que tenha ou venha a ter atualizações para melhorar esta integração... Sei que o IKEA tb tem uns controladores para fita LED mas não são Dual-Tone e estão limitados a potencias até 30w. Um Gledopto permite controlar até 360W de fitas, só é pena o standard não ser totalmente respeitado por todos os fabricantes...

    ResponderEliminar