2019/01/28

RARBG adiciona .exe aos torrents para impedir partilha noutros sites


O mundo da pirataria rege-se por algumas regras bem definidas de "ética", e que no caso do site de torrents RARBG os levou a recorrer a uma táctica incomum: incluir um ficheiro .exe no interior dos seus torrents.

Encontrar um ficheiro .exe no interior de um torrent que deveria ser de um filme ou música será automaticamente motivo para alarme (a probabilidade de que se trate de malware ou vírus será extremamente elevada), razão pela qual a maioria dos sites de torrents nem sequer permite que os utilizadores enviem e partilhem torrents que contenham ficheiros desse tipo.

É precisamente com isso que o site RARBG está a contar, tendo adicionado um ficheiro com extensão .exe aos seus torrents, de modo a que os mesmos não sejam simplesmente "copiados" para outros sites.

Neste caso em particular não existe qualquer risco para os utilizadores, já que o suposto ficheiro .exe nem sequer é realmente um ficheiro executável (é apenas um ficheiro .txt com a extensão mudada para .exe - e que contém a mensagem "This is not an .exe file. This is just a placeholder to prevent mirroring over other public sites.") - mas que vem relembrar a rivalidade que existe neste tipo de sites, e onde "roubar" conteúdos não é visto com bons olhos.

Interrogo-me apenas se com esta medida o efeito colateral não acabará por ir para além das intenções. Se imaginarmos que mais sites comecem a permitir a existência de ficheiros .exe em torrents onde não deveriam existir, parece-me que será uma questão de tempo até que comecem a surgir (mais) torrents com ficheiros .exe verdadeiramente maliciosos. De qualquer forma, quem tiver por hábito a utilização deste tipo de conteúdos já deverá estar também minimamente acautelado quanto aos riscos... pelo que, é só continuar a manter-se atento.

5 comentários:

  1. Como dizia a canção:
    "Brincar, brincar, e o fogo a queimar..."

    ResponderEliminar
  2. Ó francamente. Então os sites que estão codificados para roubar os ficheiros vão agora simplesmente deixar de roubar porque tem lá um exe? Talvez durante 5minutos até que se perceba porque é que a cópia falhou e se altere o código. Isto só serve para chatear as pessoas erradas.

    ResponderEliminar
  3. é o preço que nós pagamos, a cada ano que passa a pirataria aumenta e ao mesmo tempo piora. Sites maliciosos aqui no Brasil por exemplo são aos montes, os pirateiros brasileiros adoram encher sites com anúncios e links falsos. Isso a 10 anos atrás não existia.

    ResponderEliminar
  4. Tô voando.Num entendo nada.Quero aprender a usar para abrir os links.PFV,ensinem me.Obgd.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar