2019/01/28

Som laser permite ouvir música e mensagens sem incomodar ninguém


Investigadores do MIT criaram um sistema que permite direccionar som, usando laser, apenas para pessoas específicas no meio de uma multidão, sem que tenham que utilizar qualquer aparelho adicional para ouvir.

Gostariam de poder ouvir música sem que fossem necessários headphones, e sem incomodar ninguém em redor? É o tipo de coisa que já é possível, através de um sistema de transmissão de som usando laser.

Embora a ideia de ter lasers apontados aos ouvidos possa parecer algo problemática (particularmente quando se está sujeito a que qualquer desvio os pudesse fazer atingir os olhos), os investigadores garantem que isto está a ser feito usando apenas feixes laser 100% seguros quer atinjam a pele ou até mesmo os olhos. Nos testes, conseguiram transmitir som a 2.5 metros de distância, com intensidade de 60dB, suficiente para ser perfeitamente audível em condições normais, e acreditando que o sistema possa funcionar a distâncias bastante superiores. Neste caso é utilizado um sistema de varrimento do laser, mas foi também testado outro que usa a modulação directa do laser e que consegue reproduzir som de maior qualidade, mas com volume mais reduzido.

Embora seja tecnologia que ainda necessite de muito desenvolvimento, abre a possibilidade para que, daqui por algumas décadas, talvez se possa estar a ver um filme com som "nas alturas", que não incomoda os vizinhos ou quem estiver ao lado - e isto sem necessidade de usar headphones. (Por outro lado, se por acaso começarem a "ouvir coisas"... ficam a saber que em vez de mensagens divinas poderá ser apenas a pessoa do lado com os lasers mal apontados. :)

3 comentários:

  1. À uns anos atrás numa loja num CC vi umas colunas ligadas a uma aparelhagem que só emitia som para o lado em que tivessem direcionadas. Quem tivesse a pouco mais de meio metro ao lado já não ouvia nada. Não será uma tecnologia semelhante?

    ResponderEliminar