2019/02/10

Airbus cria corrida de aviões eléctricos Air Race E


À semelhança do que tem acontecido nas corridas terrestres com a Formula E, também no ar se vai assistindo à transição para a energia eléctrica, com a Airbus a promover a criação da Air Race E com aviões eléctricos.

A Airbus é o sócio fundador da Air Race E, a primeira corrida de aviões eléctricos do mundo. A competição pretende promover o desenvolvimento e adopção de motores eléctricos mais limpos, mais rápidos e tecnologicamente avançados, que possam ser aplicados a veículos aéreos modernos nas áreas urbanas e, eventualmente, até a aviões comerciais.


O Air Race E terá um modelo semelhante à serie popular Air Race 1 do desporto conhecido como ‘Formula One air racing’. Oito aviões eléctricos competirão entre si num circuito apertado, apenas 10 metros acima do solo, a velocidades superiores a qualquer outro desporto motorizado terrestre.

A Universidade de Nottingham está actualmente a desenvolver um avião protótipo para as corrida em parceria com a Airbus; versão que ajudará a estabelecer o modelo final e também as regras para a primeira corrida Air Race E, a decorrer em 2020.


Vai ser interessante ver o que esta prova poderá fazer para o avanço dos motores eléctricos e baterias... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]