2019/02/07

Apps iOS populares apanhadas a gravar ecrãs dos utilizadores


Várias apps populares - de hotéis e viagens - para iOS, estão a usar um sistema de tracking chamado Glassbox, que permite monitorizar tudo o que os utilizadores estão a fazer, e envia os ecrãs para servidores remotos para análise.

Muitas empresas querem saber o máximo sobre a forma como os utilizadores usam as suas apps, e por isso não é de surpreender que recorram a ferramentas como este Glassbox para o fazer. O sistema é capaz de monitorizar tudo o que o utilizador faz enquanto está a utilizar a app respectiva, chegando ao ponto de permitir reproduzir tudo o que o utilizador fez no ecrã do iPhone.

Não é algo que seja propriamente uma novidade - no passado já falamos de sites web que também fazem este tipo de "espionagem" - mas a questão é que: os utilizadores não estão a ser informados que estão a ser vigiados e que tudo que fazem está a ser enviado para um servidor remoto; e que isso pode incluir informação privada, como cartões de crédito, que poderão ficar acessíveis por sabe-se lá quem e por quanto tempo.

De notar que nenhuma das apps apanhadas - com a Hotels.com, Expedia, Air Canada - faz qualquer referência a que estejam a ser recolhidos estes dados, nem informa os utilizadores que todos os seus gestos e actividade estão a ser seguidos; algo que deveria constar das suas políticas de privacidade (nem que fosse enterrado no meio de algumas centenas de páginas de condições, como estamos habituados).

Com a Apple a assumir-se como uma defensora da privacidade dos seus clientes, vai ser interessante ver como é que irá lidar com esta situação...

1 comentário:

  1. Provavelmente como aconteceu ao acesso pelas apps à informação do acelerómetro e do giroscópio - acaba com o acesso.

    ResponderEliminar