2019/02/26

MicroSD Express aumenta velocidades para os 985MB/s

Os cartões de memória não querem ficar para trás num mundo que vai avançando em direcção aos vídeos 8K e redes 5G, e para isso sofrem nova actualização com os microSD Express, que permitirão atingir transferências de quase um gigabyte por segundo.

Em vez de validarem mais uma redução de tamanho (para os NM Cards propostos pela Huawei), a SD Association optou por apostar num aumento na velocidade dos cartões. Os novos microSD Express (pdf link) - que chegarão em variantes microSDHC Express, microSDXC Express e microSDUC Express - passam a usar PCIe 3.1 e NVMe v1.3, para disponibilizar uma velocidade de 985MB/s mantendo o formato físico dos cartões e retro-compatibilidade (a velocidades reduzidas).


Esta evolução representa um salto de mais de 50% face aos cartões SD UHS-III, que tinham um limite de 600MB/s; e de quase 10x para os UHS-I.

Com estas velocidades, os cartões de memória podem passar a ser considerados como uma forma simples e acessível de ampliar a capacidade de um dispositivo para todo o tipo de aplicações, sem a habitual associação ao impacto negativo no desempenho, que muitas vezes os relegava para funções de armazenamento de fotos, música e vídeos.

1 comentário:

[pub]