2019/02/16

Mini câmara solar com AI pode funcionar indefinidamente sem baterias

A ideia de ter uma câmara miniatura que se possa colocar em qualquer lado sem que nunca se tenha que pensar em recarregamentos ou troca de baterias parece impossível, mas é precisamente isso que a Xnor fez.

Esta micro-câmara da Xnor é suficientemente poupada para que possa funcionar unicamente a partir de energia solar, bastando colocá-la num local com luz para que funcione indefinidamente sem preocupações adicionais - apenas no caso de também quererem que funcione à noite é que será necessário considerar a instalação de uma pequena bateria, que será recarregada pelo sol durante o dia.


A transmissão de vídeo pode ser feita por vários quilómetros, dependendo da opção escolhida para a comunicação, e temos ainda a vantagem adicional da própria câmara poder fazer processamento como reconhecimento de objectos e outras coisas. Por exemplo, podemos ter a câmara a fazer o reconhecimento de pessoas, para que apenas lance um alerta quando detectar uma pessoa, e não por ter havido qualquer outro movimento (um animal, por exemplo).

Ainda há alguns detalhes que estão a ser tratados, mas quando estiverem prontas para comercialização, a Xnor estima que terão um preço bastante económico na ordem dos 10 dólares.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)