2019/02/23

Sonda Hayabusa2 aterra no asteróide Ryugu


A sonda japonesa Hayabusa2 aterrou com sucesso no asteróide Ryugu, permitindo prosseguir com o ambicioso objectivo de recolher uma amostra e a trazer para a Terra.

A Hayabusa2 tem estado a orbitar o asteróide Ryugu há mais de meio ano, e isto depois da sua longa viagem de três anos e meio para lá chegar. Com cerca de 900 metros, a gravidade deste asteróide é extremamente reduzida, fazendo com que o processo de aterrar nele seja bastante complicado.

Antes de aterrar, a sonda disparou um projéctil de 2 kg contra o asteróide (não é coisa que fosse considerada muito pacífica caso por lá estivessem extra-terrestres) com o objectivo de levantar uma nuvem de poeira e partículas que a sonda poderia recolher ao aterrar. Embora a aterragem tenha sido confirmada, ainda não se sabe se essa recolha terá sido bem sucedida. (A Hayabusa2 já tinha lançado dois pequenos rovers no asteróide em Setembro passado, que têm captado imagens e feito medições.)

Caso tudo continue a prosseguir conforme planeado, a Hayabusa2 irá regressar à sua posição em órbita do asteróide, e posteriormente dar início à sua viagem de regresso, devendo cá chegar no final de 2020 com as partículas recolhidas que permitirão ficar a conhecer em detalhe a composição deste asteróide.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)